Walcyr Carrasco foi citado indiretamente em uma cena de Êta Mundo Melhor!, exibida no último sábado (18) na Globo. Durante o capítulo da novela das tardes, atualmente sob o comando de Mauro Wilson, a personagem Margarida (Nívea Maria) utiliza o pseudônimo Adamo Angel, nome que o autor escolheu em 1996 para assinar a novela Xica da Silva na TV Manchete (1983–1999), enquanto ainda era contratado do SBT.
Na cena ambientada entre as décadas de 1940 e 1950, Margarida comemora ao ouvir no rádio que o autor da radionovela Vendaval do Amor será Adamo Angel. Questionada por Olímpia (Rosane Gofman) sobre a empolgação, ela justifica: “Adamo Angel é um querido amigo… um escritor maravilhoso!”. O momento faz referência direta à história real de Carrasco, que adotou o pseudônimo para driblar o contrato que o impedia de escrever para outra emissora.
O nome fictício foi utilizado por Walcyr Carrasco para viabilizar o projeto de sua vida, conforme explicou no especial Tributo, do Globoplay. Mesmo prestando uma espécie de “assessoria” em teledramaturgia para Silvio Santos (1930-2024), o autor aceitou o convite da direção da Manchete e escreveu Xica da Silva com a identidade secreta. Quando o sucesso da novela tornou inevitável a revelação, o próprio Silvio o chamou para uma conversa.
Ao descobrir a autoria de Adamo Angel, Silvio Santos questionou Walcyr Carrasco. “Falei: ‘Aqui você não me dá chance’”, relembrou o autor no Tributo. O dono do SBT então perguntou quanto ele queria para escrever uma novela para a casa. “Pedi o dobro do que eu ganho e um carro. Ele aceitou e deixou eu terminar a novela na Manchete”, revelou.


