O Globo Rural, exibido nas manhãs de domingo da Globo desde 1980, vive uma fase excepcional de audiência em 2025. O programa tem registrado índices surpreendentes, chegando a superar a primeira parte do Domingão, comandado por Luciano Huck, em algumas capitais, como São Paulo.
A informação é da coluna Outro Canal, do jornal Folha de S.Paulo. Os resultados positivos surpreenderam até a própria emissora, que já planeja novos investimentos na atração a partir do próximo ano. Segundo dados de ibope, o Globo Rural mantém média de 10 pontos no PNT (Painel Nacional de Televisão).
O PNT mede a audiência nas 15 principais metrópoles do Brasil. Segundo informações divulgadas pela própria Globo, 87,6 milhões de pessoas foram impactadas pelo programa em 2025, até o domingo (9) da semana passada. Este é o maior número alcançado pela atração jornalística desde 2019.
O desempenho regional é um destaque. Em capitais como Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e Belém (PA), o Globo Rural tem alcançado picos de 14 pontos de audiência. O resultado é considerado acima do normal para o horário (8h30 às 10h), que durante a semana costuma registrar entre 7 e 8 pontos com jornais locais e o Bom Dia Brasil.
Globo Rural supera concorrência interna em São Paulo
Em São Paulo, principal mercado do país, o Globo Rural marcou média de 10 pontos no domingo (9) e foi o quarto programa mais visto do dia na emissora. Ficou atrás apenas de atrações de horário nobre: Campeonato Brasileiro (18), Fantástico (16) e a segunda parte do Domingão (16).
No confronto direto, o programa sobre a vida no campo superou a primeira parte do Domingão com Huck, exibida das 14h às 15h30, que marcou 9 pontos. Nos décimos, o Globo Rural (9,9) também venceu o Viver Sertanejo, programa musical de Daniel, que registrou 9,8 pontos.
Para 2026, a Globo pretende aumentar o esquema de viagens para reportagens especiais do programa. A emissora também estuda um aumento em sua equipe de produção. A atração seguirá sob o comando de Nelson Araújo, âncora desde 1990, Cristina Vieira e Helen Martins.


