EXCLUSIVO!

Record contrata jornalista da Globo para tentar tirar o Balanço Geral do fundo do poço

Guilherme Rivaroli assumirá o comando do jornalístico em 1º de dezembro; Matheus Furlan será demitido da RIC na próxima segunda-feira (24)

A imagem mostra Guilherme Rivaroli, segurando um microfone com o logotipo da Globo, durante uma entrada ao vivo. Ele usa óculos, uma camisa clara e está em um ambiente decorado com enfeites natalinos, mostrando que a gravação ocorreu durante o período de festas
Guilherme Rivaroli em sua última aparição no Meio-Dia Paraná nesta sexta-feira (21): trocou a Globo pela Record (foto: Reprodução/RPC)

Compartilhe:

Atualizado em 21/11/2025 – 17:11

47 dias depois de ter sido contratado pela RPC, Guilherme Rivaroli pediu demissão da afiliada da Globo no Paraná nesta sexta-feira (21). O jornalista, que havia recebido a missão de popularizar os noticiosos da líder de audiência, recebeu uma proposta irrecusável da RIC, parceira da Record, e voltará a dar expediente no canal — ele foi demitido do canal em abril de 2023, quando era o âncora da versão matinal do RIC Notícias. Ele assumirá o comando do Balanço Geral Curitiba, que enfrenta a maior crise de audiência de sua história.

O TV Pop apurou que ele estreará na apresentação do jornalístico apenas no dia 1º de dezembro. Eduardo Scola e Ana Vaz, que estão a frente do Balanço Geral nas últimas semanas, tiveram seus empregos preservados e serão deslocados, outra vez, para a bancada do RIC Notícias Manhã — temporariamente sob comando de João Salgado. A dupla, que havia sido escolhida para liderar o noticioso interinamente durante o afastamento de Matheus Furlan, teve uma performance desastrosa: o telejornal chegou a marcar 0,0 ponto de audiência, em último lugar na sua faixa horária.

Furlan, que era o âncora do Balanço Geral de Curitiba até 7 de novembro, não volta mais ao ar. Ele ainda não foi dispensado, já que continua de férias, mas será demitido da RIC Record tão logo volte ao trabalho na emissora, também na manhã de segunda-feira. Sob seu comando, o jornalístico chegou a ser vice-líder de audiência no primeiro semestre, mas perdeu fôlego desde junho, empilhando uma série de derrotas vexatórias para o Tribuna da Massa, transmitido pela TV Iguaçu, afiliada do SBT na região.

A imagem mostra Matheus Furlan no estúdio do programa Balanço Geral, diante de um grande painel azul com o logotipo do telejornal. Ele está vestindo terno escuro e camisa clara, sorrindo enquanto faz um gesto com as mãos, transmitindo uma postura confiante e acolhedora típica de um âncora de noticiário popular
Matheus Furlan comandou o Balanço Geral Curitiba durante quase 2 anos (foto: Reprodução/RIC)

Matheus Furlan será demitido na segunda-feira

Matheus Furlan estava na RIC há quase dois anos. Ele foi contratado pela emissora em março de 2024 para substituir Jasson Goulart, também demitido por conta de baixos números de audiência do Balanço Geral. Na sua última aparição no jornalístico, o comunicador sinalizou que voltaria ao ar depois de suas semanas de férias. “Posso falar que eu vou ficar com saudade? Mas eu preciso curtir minha família, visitar minha família lá no interior de São Paulo. Eu prometo, de verdade, trazer presentes quando voltar”, disse ele aos apresentadores de A Hora da Venenosa.

Furlan, no entanto, não voltará — e só ainda não foi comunicado oficialmente disso por uma questão puramente burocrática. Rivaroli, por sua vez, passará os próximos dias gravando chamadas para a nova fase do Balanço Geral de Curitiba. Ele apresentou sua carta de demissão da RPC depois do término da edição desta sexta-feira do Meio-Dia Paraná, em que deu expediente em uma entrada ao vivo sobre a campanha de arrecadação de brinquedos tradicionalmente organizada pela afiliada da Globo nas festas de fim de ano.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.