A Jovem Pan exibe neste sábado (6), às 21h, um especial do Documento Jovem Pan em homenagem a Seo Tuta, um dos maiores nomes da história da comunicação brasileira. O programa marca um ano da morte de Antônio Augusto Amaral de Carvalho (1931–2024), fundador da emissora, e apresenta depoimentos de familiares, amigos e personalidades que conviveram com ele.
Seo Tuta morreu em novembro de 2024, aos 93 anos, em São Paulo. Com uma carreira marcada pela inovação, ele foi o responsável por transformar a Rádio Panamericana na Jovem Pan, em 1964, liderando uma verdadeira revolução no rádio. Visionário, foi pioneiro ao adotar uma programação jornalística 24 horas por dia e ao investir na transmissão de conteúdo pela internet, o que ele próprio batizou de “rádio com imagem”.
Além da atuação decisiva no jornalismo, Tuta teve papel importante na cultura e no esporte. No futebol, foi um dos primeiros a realizar transmissões ao vivo a partir de estádios fora do eixo Rio-São Paulo, ampliando o alcance das coberturas esportivas no rádio.
O especial da Jovem Pan traz relatos de quem conheceu de perto um dos maiores empresários do Brasil, evidenciando não só sua visão empreendedora, mas também sua personalidade carismática e colaborativa. Seo Tuta era conhecido por frases como “ninguém faz sucesso sozinho”, e cultivava o espírito de equipe nas redações e bastidores da Jovem Pan, sendo reconhecido por incentivar talentos e valorizar o trabalho coletivo.


