A Disney anunciou nesta quinta-feira (11) uma parceria estratégica com a OpenAI, empresa de inteligência artificial liderada por Sam Altman. O acordo prevê um investimento de US$ 1 bilhão por parte do estúdio e autoriza o uso de personagens de suas principais franquias na Sora, plataforma de geração de vídeos desenvolvida pela companhia de tecnologia.
De acordo com o portal The Hollywood Reporter, usuários da Sora poderão criar clipes com personagens do universo Star Wars, Marvel, Pixar, Alien e diversas outras marcas pertencentes à Disney. As produções feitas com o recurso serão classificadas como vídeos de fãs e ganharão uma área especial no catálogo do Disney+, principal plataforma de streaming da empresa.
O CEO da Disney, Bob Iger, comentou oficialmente a iniciativa e afirmou que a inteligência artificial representa um novo momento para a indústria do entretenimento. “As inovações tecnológicas sempre moldaram a evolução do entretenimento, trazendo novas formas de criar e compartilhar grandes histórias com o mundo”, declarou o executivo em nota à imprensa.
Bob Iger também defendeu que o acordo com a OpenAI respeita os limites criativos e os direitos dos artistas. “Este é um momento importante para a indústria. Nosso acordo é uma extensão bem considerada e responsável da nossa missão de contar histórias, tudo enquanto respeitamos e protegemos os criadores e seus trabalhos”, afirmou o CEO da Disney.
No comunicado, o executivo ainda afirmou que a parceria estabelece um modelo de cooperação entre criadores e empresas de tecnologia. “Este acordo mostra como empresas de IA e líderes criativos podem trabalhar juntos para promover inovações responsáveis que beneficiam a sociedade, respeitam a importância da criatividade e ajudam seus trabalhos a alcançar novas audiências”, concluiu.


