QUEDA

TV aberta perde investimento publicitário e registra pior desempenho de 2025

Cenp-Meios revela que internet e TV paga puxam crescimento da publicidade brasileira, enquanto TV aberta tem queda de quase 9%

Pessoa sentada em uma sala de estar escura, segurando um controle remoto enquanto navega pelo menu de uma plataforma de streaming exibido em uma TV grande. Uma luminária acesa ao fundo ilumina o ambiente de forma suave.
Setor publicitário brasileiro cresceu 9,07% em 2025 (foto: Reprodução/Internet)

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Os investimentos publicitários no Brasil cresceram 9,07% entre janeiro e setembro de 2025, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (11) pelo Cenp-Meios. No período, as 329 agências do painel direcionaram R$ 19,4 bilhões para compra de mídia, valor superior aos R$ 17,8 bilhões registrados no mesmo intervalo de 2024. A maioria dos meios avaliados apresentou crescimento, com exceção da TV aberta, que sofreu queda de 8,8%.

A televisão aberta arrecadou R$ 6.124.780 bilhões nos primeiros nove meses de 2025, ante R$ 6.726.517 bilhões no mesmo período do ano anterior. Apesar da retração, o meio mantém relevância na distribuição das verbas publicitárias. Ao lado da TV por assinatura, o segmento Televisão registrou participação de 40,3% no total investido, ficando atrás apenas da internet, que liderou com 41,5% de share.

A TV por assinatura foi um dos destaques do relatório, com aumento expressivo de 85,02% nos investimentos publicitários em comparação com 2024. Entre janeiro e setembro deste ano, o meio arrecadou R$ 1.784.784 bilhão em compra de mídia, superando os R$ 928,9 milhões do mesmo período anterior. A TV paga respondeu por 8,84% do total de investimentos publicitários em 2025.

A internet, atual líder do Cenp-Meios, também apresentou avanço. O meio digital teve crescimento de 14,49% nos primeiros nove meses do ano, ampliando sua participação e consolidando a primeira posição entre os veículos com maior captação de verbas publicitárias. A tendência de crescimento já vinha sendo observada em relatórios anteriores do painel.

Outros meios também registraram desempenho positivo. A mídia out-of-home cresceu 14,11%, enquanto o rádio teve alta de 9,12%. Já os jornais apresentaram elevação de 15,3% em relação a 2024. Mesmo com fatia reduzida no total investido, revista e cinema também avançaram: a primeira com aumento de 2,41% e o segundo com crescimento de 25,8%. Ao considerar apenas a TV aberta, a participação no bolo publicitário caiu para 31,48%, abaixo da média histórica registrada pelo meio.

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