NOVOS NÚMEROS

Kantar Ibope atualiza estimativas e um ponto de audiência passa a valer mais em 2026

Levantamento baseado em estimativas do IBGE aponta crescimento de telespectadores na Grande São Paulo; veja a tabela completa com os valores por capital

Cesar Tralli de terno escuro e Renata Vasconcellos de blusa branca com listras na bancada do Jornal Nacional nos estúdios da Globo
César Tralli e Renata Vasconcellos no Jornal Nacional; ponto de audiência passa a valer mais em 2026 (foto: Reprodução/Globo)

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O valor de cada ponto de audiência na televisão brasileira sofrerá reajustes a partir de 1º de janeiro de 2026. A Kantar Ibope Media divulgou nesta semana a atualização dos dados que servem como moeda de troca para o mercado publicitário, baseada nas novas estimativas populacionais fornecidas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com o crescimento populacional, cada ponto passará a representar um número maior de domicílios e telespectadores.

No Painel Nacional de Televisão (PNT), que mensura o consumo de TV nas 15 principais regiões metropolitanas do país, um ponto deixará de equivaler a 270.631 lares para representar 277.669 residências. No critério de telespectadores individuais, o índice sobe de 692.281 para 699.961 pessoas. Essa métrica é usada pelas redes nacionais avaliarem o alcance de suas produções em todo o território.

Na Grande São Paulo, principal praça para o investimento publicitário do país, houve um crescimento de 1,6% na base de cálculo. A partir do próximo ano, um ponto na região corresponderá a 78.780 domicílios, ante os 77.488 vigentes anteriormente. Em números absolutos de indivíduos, a audiência passa a representar 199.632 pessoas sintonizadas, contra 199.313 de 2025.

Essa atualização periódica garante que um ponto de audiência continue equivalendo a 1% do universo pesquisado em cada praça. Na prática, isso significa que programas com a mesma pontuação percentual terão, na verdade, mais gente assistindo. Por exemplo, se o Jornal Nacional marcar 25 pontos em 2026, ele estará falando para um público absoluto maior do que se tivesse marcado os mesmos 25 pontos em 2016, embora a fatia do bolo (share) possa variar.

Além de São Paulo, outras praças importantes tiveram seus números revisados. No Rio de Janeiro, segundo maior mercado do país, um ponto valerá 49.778 domicílios e 122.053 pessoas. Já em Belo Horizonte, o índice corresponderá a 22.184 lares e 55.330 telespectadores. Confira abaixo quanto vale um ponto de audiência nas principais praças a partir de 2026 (por domicílio e por indivíduo):

RegiãoAudiência por domicílioAudiência por indivíduos
15 Regiões Metropolitanas (PNT)277.669699.961
Grande São Paulo78.780199.632
Grande Campinas8.76022.271
Grande Rio de Janeiro49.778122.053
Grande Belo Horizonte22.18455.330
Grande Vitória7.31018.461
Grande Porto Alegre15.96037.513
Grande Curitiba12.51132.039
Grande Florianópolis5.67213.640
Grande Goiânia10.10925.019
Distrito Federal10.03326.505
Grande Salvador13.79332.968
Grande Fortaleza13.72235.676
Grande Recife14.11735.792
Grande Belém7.76522.460
Manaus7.16820.595

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