A Amazon e a Netflix anunciaram uma parceria inédita nesta sexta-feira (19) para disponibilizar quatro filmes da franquia 007 no catálogo da gigante do streaming a partir de 15 de janeiro. Um Novo Dia Para Morrer, Sem Tempo para Morrer, Quantum of Solace e Skyfall serão os primeiros títulos da saga de James Bond a entrar na plataforma como parte do acordo entre as empresas.
A movimentação faz parte de uma reestruturação profunda da marca 007, que passa agora a ser controlada integralmente pela Amazon. A empresa comprou o estúdio MGM, responsável pela franquia, por US$ 8,5 bilhões, e decidiu adquirir também o controle criativo da saga, até então nas mãos da família Broccoli. A operação foi fechada por US$ 1 bilhão e encerra décadas de resistência dos herdeiros de Albert R. Broccoli (1909-1996).
Desde os anos 1960, a franquia 007 era gerida pela Eon Productions, com decisões criativas tomadas exclusivamente por Michael G. Wilson e Barbara Broccoli. Os executivos se recusavam a transformar James Bond em “conteúdo” derivado, mesmo após a aquisição da MGM. Sem avanço na retomada da saga após a saída de Daniel Craig, a Amazon optou por negociar a compra total dos direitos.
A nova fase de 007 contará com direção de Denis Villeneuve, responsável por títulos como Sicario (2015) e Duna (2021). O roteiro ficará a cargo de Steven Knight, criador da série Peaky Blinders (2013). Ainda não há previsão para o início das filmagens nem definição sobre quem será o novo intérprete do agente secreto mais famoso do cinema.
Dentro da estrutura da Amazon, a franquia será gerida por dois nomes de peso: Amy Pascal, conhecida pelos filmes do Homem-Aranha, e David Heyman, produtor das adaptações de Harry Potter. Ambos terão a missão de modernizar e expandir o alcance global do personagem criado por Ian Fleming.
Além dos filmes de James Bond, a parceria com a Netflix também levará ao catálogo produções como Rocky (1976), Legalmente Loira (2001) e a série Man in the High Castle (2015). “Estamos ansiosos para adentrar a nova fase do lendário 007 para novos públicos pelo mundo”, declarou Mike Hopkins, chefe do Prime Video e da Amazon MGM Studios.


