A cerimônia do Oscar será transmitida mundialmente pelo YouTube a partir de 2029. A informação foi confirmada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O acordo com o Google vale até 2033 e marca o fim da longa parceria com a ABC, que exibe a maior premiação do cinema desde 1976 nos Estados Unidos.
A estreia da nova fase será na 101ª edição da cerimônia, e pela primeira vez o evento estará disponível gratuitamente para o público global. A parceria inclui a exibição ao vivo da entrega dos prêmios, além de conteúdos como o tapete vermelho, bastidores, acesso ao Governors Ball e legendas em vários idiomas para ampliar o alcance da transmissão.
“O Oscar estará disponível ao vivo e gratuitamente para mais de 2 bilhões de espectadores em todo o mundo no YouTube”, afirmou o comunicado da Academia. A plataforma também exibirá outros eventos oficiais, como o anúncio dos indicados, o Student Academy Awards e o almoço dos nomeados. Podcasts e ações educativas também fazem parte do pacote.
A parceria envolve ainda a digitalização da maior coleção cinematográfica do mundo, com mais de 52 milhões de itens, pertencente à Academia. A Google Arts & Culture ajudará a disponibilizar virtualmente exposições e materiais do Museu da Academia para acesso global. A ideia é transformar a plataforma em um hub cultural acessível para fãs de cinema.
“O Oscar é uma das nossas instituições culturais essenciais”, declarou Neal Mohan, CEO do YouTube. “A parceria com a Academia para levar essa celebração da arte e do entretenimento a espectadores de todo o mundo inspirará uma nova geração de criativos e cinéfilos”, afirmou o executivo.
Segundo o site Deadline, a Disney considerou o valor pedido pela Academia alto demais e optou por não renovar os direitos. O atual contrato com a ABC vai até 2028. A cerimônia de 2026, marcada para 15 de março, seguirá na emissora americana, com exibição internacional da Buena Vista International, também da Disney. No Brasil, a transmissão segue com a TNT e a HBO Max. A Globo também pode negociar os direitos, como ocorreu em 2024, quando exibiu a premiação após o sucesso do filme Ainda Estou Aqui, indicado ao prêmio.


