Maitê Proença revelou uma história dos bastidores da novela Felicidade, exibida pela Globo entre 1991 e 1992. Em entrevista para As Helenas de Manoel Carlos, a atriz contou que precisou chamar a atenção da atriz mirim Tatyane Goulart durante as gravações da trama, escrita por Manoel Carlos, por conta da falta de preparo com os textos.
“Eu perguntei se ela gostava de fazer novela, se queria continuar. Quando ela disse que sim, expliquei que precisava decorar o texto, porque não dava para todo mundo ficar esperando”, contou Maitê Proença. Segundo a veterana, o atraso no cronograma causava problemas na produção, e a situação se repetia com frequência.
No entanto, a atriz se surpreendeu com a resposta da colega mirim. Tatyane revelou que morava com 12 pessoas na mesma casa e dividia o quarto com pelo menos seis delas. Com apenas um banheiro disponível, a rotina dificultava a preparação para as gravações. Comovida com a situação, Maitê propôs uma solução prática.
“Eu falei: ‘A gente vem uma hora antes, aprende tudo junto e vai arrasar’”, contou a atriz. Segundo Maitê, o acordo deu certo, e as gravações seguiram sem mais atrasos. Na trama, Maitê Proença viveu Helena, personagem recorrente do autor Manoel Carlos. A novela acompanhava a trajetória da jovem sonhadora que vivia em Vila Feliz, Minas Gerais, mas sonhava com uma vida melhor no Rio de Janeiro.
O folhetim contou ainda com Tony Ramos, Vivianne Pasmanter, Herson Capri e Marcos Winter no elenco principal. A direção geral e de núcleo foram de Denise Saraceni. A trama foi livremente baseada em obras do autor Aníbal Machado, como A Morte da Porta-Estandarte e Tati, a Garota.


