30 ANOS

ET de Varginha ganha série da Globo com novos documentos e testemunhos

Documentário revisita um dos maiores casos ufológicos do país e traz novas entrevistas, materiais sigilosos e reconstituições

A imagem mostra uma construção com formato circular e cúpula de vidro, lembrando um disco voador, cercada por grades brancas e jardins. Há também uma estrutura em forma de foguete e uma pequena cúpula geodésica ao lado. O local está em uma área urbana, com ruas e carros estacionados, e o sol se põe ao fundo, iluminando o horizonte.
Globo exibe série sobre o caso ET de Varginha entre 6 e 8 de janeiro (foto: Reprodução/Internet)

Compartilhe:

A Globo exibe entre os dias 6 e 8 de janeiro a série documental O Mistério de Varginha, que revisita um dos casos ufológicos mais famosos da história brasileira. Com três episódios, a produção traz depoimentos inéditos, documentos confidenciais e áudios nunca antes divulgados. O conteúdo é resultado de uma investigação recente conduzida pelos Estúdios Globo e pela EPTV, afiliada da emissora em Minas Gerais.

O caso aconteceu em 20 de janeiro de 1996, quando três jovens afirmaram ter visto uma criatura de aparência incomum em um terreno baldio de Varginha. Conhecidas como as “três meninas do ET”, Kátia, Liliane e Valquíria reaparecem na série para relembrar o episódio e mostrar como o ocorrido impactou suas vidas. Outros moradores também relatam avistamentos de objetos estranhos no céu nos dias que antecederam o fato.

Entre os entrevistados, está o ufólogo Ubirajara Rodrigues, que foi um dos primeiros a investigar o caso. Na época, ele defendia a existência da criatura, mas mudou sua posição e hoje afirma que o ET nunca existiu. A série também conta com depoimentos de militares e a exibição de arquivos históricos da época, alguns deles preservados pela afiliada da Globo, primeira emissora a noticiar o caso.

Com direção de Ricardo Calil e Paulo Gonçalves, e produção executiva de Fernanda Neves, a série percorreu cidades de Minas Gerais, São Paulo e Brasília entre outubro e dezembro de 2025. A equipe buscou resgatar versões contraditórias e entender as consequências culturais e sociais do fenômeno, que se tornou parte do imaginário popular do Brasil e ganhou destaque internacional.

Além dos relatos e documentos, a série se destaca pelo uso de novas tecnologias e reconstituições dos eventos. A direção artística é de Monica Almeida. A exibição ocorrerá logo após O Auto da Compadecida 2, e os episódios estarão disponíveis no Globoplay. Para muitos moradores e estudiosos, o mistério permanece vivo e ainda “escondido nos céus de Varginha”.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.