A Globo definiu a data de estreia de Guerreiros do Sol em sua programação. A novela, sucesso do Globoplay em 2025, chega à TV aberta em 22 de abril de 2026, um dia após o fim do BBB 26. No entanto, a trama sofrerá cortes em cenas consideradas fortes para se adequar à classificação indicativa da televisão.
Conforme a coluna Play, do jornal O Globo, a edição eliminará sequências de violência explícita. Cenas de decapitação e outros momentos gráficos, que marcaram a versão do streaming, não serão exibidas na TV aberta. A medida busca adaptar o conteúdo para um público mais amplo e para as regras da faixa noturna da emissora.
Outro ponto sensível da trama de Guerreiros do Sol que deve passar por edições é a relação abusiva entre Rosa (Isadora Cruz) e o coronel Elói (José de Abreu). As cenas de abuso sexual e violência doméstica sofridas pela protagonista, exibidas de forma explícita no Globoplay, serão suavizadas ou removidas da versão que vai ao ar no canal.
A novela, que terá 45 capítulos, narra a jornada de Josué (Thomás Aquino), um homem que se torna cangaceiro em busca de vingança pela morte de seu pai. A história mergulha no sertão nordestino, com uma trama marcada por disputas de poder, violência e intensos conflitos familiares que movem a narrativa principal da produção.
No meio de sua trajetória de vingança, Josué se apaixona por Rosa. Casada com um poderoso coronel, ela decide abandonar tudo para viver esse amor proibido, e se junta ao bando de cangaceiros. A decisão da personagem intensifica os conflitos e a coloca no centro de uma perigosa disputa pelo poder no sertão nordestino.
O principal antagonista de Guerreiros do Sol é Arduíno (Irandhir Santos), irmão de Josué, que o persegue movido por inveja e ódio. A novela tem roteiro de George Moura e Sergio Goldenberg e conta com Alinne Moraes e Nathalia Dill no elenco. A produção ficará no ar até o início da Copa do Mundo de 2026.


