CRISE

EPTV demite 50, acaba com programa de entretenimento e tira Globo Esporte do ar

Canal demitiu apresentador de seu principal telejornal em Varginha, acabou com programas e unificou atração esportiva em emissoras de São Paulo

Pedro Guilherme, apresentador do Globo Esporte, aparece em estúdio com tons de laranja e cinza, segurando uma ficha do programa. Ele veste camisa xadrez preta e branca sobre camiseta clara, e o logotipo da EPTV está visível no canto inferior direito da imagem
Pedro Guilherme era o apresentador do Globo Esporte da EPTV de São Carlos e Araraquara: jornalista foi demitido e programa acabou (foto: Reprodução/EPTV)

Compartilhe:

A EPTV, retransmissora da Globo em São Paulo e em Minas Gerais, está atravessando um momento financeiro delicado. Com dificuldades para operar no azul desde o ano passado, ao ponto de ter cogitado sequer pagar o PLR dos funcionários celetistas, a afiliada da maior emissora do país decidiu promover uma demissão em massa desde o início do ano, provocando o fim de diversas atrações, como o Globo Esporte de Araraquara e São Carlos e o Chega Aí, atração de entretenimento exibida aos sábados para Campinas, praça em que a empresa concentra seus negócios.

A reportagem do TV Pop apurou que mais de 50 funcionários da EPTV foram dispensados apenas nas duas primeiras semanas de 2026. Dentre os nomes mais significativos, estão os jornalistas Thales Rodrigues, âncora do Jornal da EPTV 2ª Edição em Varginha, interior de Minas Gerais, e Pedro Guilherme, apresentador do Globo Esporte de Araraquara e São Carlos. Nas redes sociais, os dois profissionais confirmaram os seus desligamentos.

“Hoje não darei boa noite! Fui dispensado. Um choque, tendo em vista a boa audiência do EPTV 2 e a ótima relação com a equipe. Eu entendo que as empresas de comunicação estão mudando. Funções deixam de existir e equipes são reduzidas; faz parte do jogo”, declarou Thales Rodrigues, que foi substituído por um repórter no comando do noticioso. No interior de São Paulo, o corte de Pedro Guilherme também culminou com o fim da versão regional do Globo Esporte — agora, São Carlos e Araraquara assistem ao programa produzido por Campinas, cidade matriz da EPTV.

“Não faço mais parte do Grupo EP. O Globo Esporte regional foi descontinuado da praça de São Carlos, e uma parte da equipe que era dedicada apenas a esse projeto foi desligada. E também não integro mais a CBN Ribeirão, para a qual apresentava o Arena. Obrigado a todos que me deram a chance de viver esse sonho”, afirmou o jornalista. O Globo Esporte regional foi ao ar pela última vez na quarta-feira (14), com a apresentação de um repórter. No dia seguinte, a atração foi substituída pela versão campineira do programa, comandada por Bruna Ficagna.

Thales Rodrigues, apresentador do telejornal Jornal da EPTV 2ª Edição, aparece em estúdio moderno com tons de azul e cinza. Ele veste terno azul-escuro e gravata marrom, enquanto o logotipo do programa é exibido em uma tela ao fundo, com o horário 19h12 indicado no canto inferior esquerdo
Thales Rodrigues em 10 de janeiro, seu último dia no Jornal da EPTV de Varginha (foto: Reprodução/EPTV)

EPTV fechou contrato milionário em São Paulo

Em Campinas, o programa Chega Aí, que era exibido no início da tarde de sábado, saiu do ar em dezembro e não voltará ao ar em 2026. Praticamente toda a equipe da atração foi dispensada, com exceções pontuais para a manutenção do especial O Verão Tá On, que continuará em cartaz por mais algumas semanas. Depois disso, a faixa horária será ocupada por uma edição maior do Jornal da EPTV, que atualmente é exibido das 12h10 às 13h.

TV Pop apurou que os cortes de programas e a demissão em massa causaram espanto nos bastidores da EPTV. A emissora, apesar de ser afiliada da Globo, conseguiu fechar um contrato de quase R$ 27 milhões anuais com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no final de 2025, para assumir a produção de conteúdo digital e a administração da TV ALESP. Teoricamente, o Grupo EP deveria estar fazendo investimentos para atender a nova demanda, e não promovendo um passaralho e apelando para cortes estruturais.

Além da EPTV e dos negócios com a ALESP, o Grupo EP (sigla para Empresas Pioneiras) administra duas emissoras da CBN, em Campinas e Ribeirão Preto, uma rádio local em Campinas (EPFM), a Jovem Pan de Ribeirão Preto, uma empresa de eventos, uma agência de marketing out-of-home, um hub de influenciadores digitais, versões locais do portal G1 e o seu próprio portal regional, o A Cidade On — que teve duas de suas cinco redações encerradas com os cortes: os sites com conteúdo de Araraquara e São Carlos estão sem atualizações desde o dia 12 de janeiro.

A EPTV também é dona de um terço da Rede Bahia. A afiliada baiana da Globo, como noticiado em primeira mão pelo TV Pop, surpreendeu o mercado local ao rescindir seu contrato de aferição de audiência televisiva em tempo real com a Kantar Ibope Media na última semana, sob a justificativa de insatisfação com a qualidade dos serviços ofertados pela medidora — nos bastidores, há uma aposta de que o rompimento também foi por provocado pela crise financeira da empresa. Procurado, o Grupo EP não se manifestou até o momento da publicação deste texto.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.