EXCLUSIVO!

Globo desiste de competir com Alô Juca e manda afiliada cancelar contrato com o Ibope

Rede Bahia deixou de ter seus índices aferidos em realtime a partir desta sexta-feira (16); movimentação virou tendência em praças com desempenho problemático

Marcelo Castro em estúdio de telejornal aparece diante de um telão com o logotipo do programa Alô Juca, que exibe uma sirene vermelha. Ele usa camisa polo cinza-clara com microfone preso à gola e o selo ao vivo visível no canto inferior direito da tela
Marcelo Castro no estúdio do Alô Juca: audiência do programa fez Globo romper com a Kantar Ibope (foto: Reprodução/TV Aratu)

Compartilhe:

A Globo desistiu de competir com o Alô Juca. Depois de meses de sucessivas derrotas para o controverso programa policial da TV Aratu, afiliada do SBT em Salvador, a emissora autorizou que a Rede Bahia, sua parceria na capital soteropolitana, deixasse de assinar os serviços de coleta de audiência em tempo real da Kantar Ibope Media. Desde o início desta sexta-feira (16), nem mesmo executivos da Globo no Rio de Janeiro tem acesso aos índices de audiência da região.

O TV Pop apurou que a decisão da Rede Bahia em não renovar o contrato de aferição de índices em realtime contou com o apoio da Globo. A rede adotou movimentação semelhante em outras regiões em que o seu desempenho está abaixo das expectativas, como Campinas (EPTV) e Porto Alegre (RBSTV). Os índices da emissora seguem sendo acompanhados em tempo real na Grande São Paulo, no Rio de Janeiro, em Brasília, Belo Horizonte, Recife, Vitória (TV Gazeta), Fortaleza (TV Verdes Mares), Curitiba (RPC), Goiânia (TV Anhanguera), Belém (TV Liberal) e na medição PNT.

Além da Rede Bahia e das duas outras afiliadas já citadas, a NSCTV (Florianópolis) e a Rede Amazônica (Manaus) também já romperam seus vínculos com a Kantar Ibope. Nestas capitais, o canal adotou novas maneiras de comercializar seus intervalos comerciais, através de pesquisas regionais e com a contratação de ferramentas capazes de aferir, através de um aplicativo disponível em algumas televisões mais modernas, o número de televisores sintonizados na estação naquele determinado momento — até mesmo emissoras de São Paulo já aderiram a soluções do gênero.

Em nenhuma das regiões, no entanto, houve um problema tão relevante quanto em Salvador. Na maioria das praças, os contratos chegaram ao fim e deixaram de ser renovados, diante da ótica de que o custo-benefício da ferramenta de aferição em realtime deixou de fazer sentido diante da estagnação da coleta de dados da medidora. Executivos afirmam que a métrica é ultrapassada, não refletindo com exatidão o atual momento da televisão, em que uma parcela significativa do público passou a acompanhar conteúdos, até mesmo locais, pelas redes sociais e pelo YouTube.

Na capital soteropolitana, além da insatisfação com o modelo defendido pela Kantar Ibope, o fator Alô Juca foi determinante para o rompimento do contrato. A reportagem do TV Pop apurou que a Rede Bahia, em mais de uma ocasião, formalizou queixas com a medidora, apontando que a audiência do programa da TV Aratu — responsável pelos maiores números do SBT em todo o país — não condizia com a realidade. As reclamações foram em vão, sob a alegação de que a mudança de hábito dos telespectadores de Salvador era meramente comportamental.

TV Pop teve acesso ao comunicado interno da Globo sobre o encerramento da aferição de audiência em realtime em Salvador. Confira a íntegra do texto:

Alteração cobertura realtime

Informamos que a partir de hoje, 16 de janeiro, a praça Salvador deixou de ter seus dados reportados em tempo real na ferramenta. Atualmente, as seguintes praças possuem reporte de dados prévios:

– PNT
– Belém
– Belo Horizonte
– Curitiba
– Distrito Federal
– Fortaleza
– Goiânia
– Recife
– Rio de Janeiro
– São Paulo
– Vitória

Em caso de dúvidas, estamos à disposição.
Time de Soluções de Medição de Audiência | Pesquisa e Conhecimento

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.