Michael Poryes, criador de Hannah Montana, afirmou que a série da Disney Channel não foi inspirada “em qualquer forma ou configuração” por Lizzie McGuire ou seu filme derivado. Em entrevista ao site TMZ, o produtor esclareceu que concebeu o conceito da vida dupla em seu escritório na garagem, após a emissora sugerir a criação de uma série centrada em uma estrela pop adolescente.
A declaração de Poryes responde indiretamente à atriz Hilary Duff, que recentemente sugeriu à Vanity Fair que sua personagem Lizzie e o filme Lizzie McGuire (2004), ambientado na Itália, poderiam ter influenciado o sucesso posterior de Hannah Montana.
No longa, Lizzie é confundida com uma cantora italiana e vive uma experiência de fama internacional. Para Hilary Duff, o bom desempenho da trama pode ter servido como referência para novos projetos do canal. “Acho que a Disney sabia que estava encontrando algo valioso quando isso funcionou tão bem. Tenho certeza de que foi algum tipo de fonte de inspiração”, disse a atriz.
Apesar da negação técnica do criador, a própria Miley Cyrus já declarou que Hilary Duff foi sua maior inspiração pessoal. Em uma transmissão ao vivo em 2020, a artista contou que seu interesse em fazer o teste para Hannah Montana partiu da admiração pela intérprete de Lizzie. Ela revelou que desejava copiar a artista em tudo, desde o estilo até a carreira.
“A única razão pela qual eu queria isso [o papel de Hannah Montana] era porque eu poderia fazer o mesmo que você. Não estava nem aí para ser atriz ou cantora. Só queria copiar você. Então, obrigada de novo por me inspirar. Não estaria aqui hoje, não seria capaz de brilhar, se não fosse por você me mostrar como fazer isso”, disse.


