A TV Cultura retirou do ar todos os episódios da nova versão da série Mundo da Lua, disponibilizados até então no canal da emissora no YouTube. A remoção faz parte de uma estratégia comercial: a produção, que contou com investimento total de R$ 36 milhões, está sendo oferecida para plataformas de streaming. A informação é da Folha de S.Paulo.
A série teve 24 episódios divididos em duas temporadas, com 12 capítulos cada. Produzida no ano passado, a sequência apresenta Lucas Silva e Silva já adulto, agora interpretado por Marcelo Serrado. O personagem é piloto de avião, casado com Isabela (Pathy Dejesus) e pai da jovem Emília (Sabrina Souza), que assume o protagonismo da trama, voltada ao público infantil.
Apesar do apelo nostálgico, a audiência na plataforma de vídeos foi considerada abaixo do esperado. O episódio mais assistido somava cerca de 180 mil visualizações. Cada capítulo teve custo médio de R$ 1,5 milhão, valor considerado alto para os padrões atuais da TV pública. A intenção da Cultura, agora, é buscar retorno financeiro por meio da venda da atração a uma plataforma paga.
A narrativa retomou o universo da versão original, que foi ao ar em 1991, mas sem a participação de Luciano Amaral, ator que deu vida ao personagem principal na década de 1990. O artista afirmou que não aceitou o convite por discordar do valor proposto. “A proposta feita ficou bem abaixo do que é praticado hoje no mercado e, durante as negociações, a produção resolveu seguir por um caminho diferente, sem a minha participação, como vem sendo divulgado”, declarou.
Ele também ironizou informações da emissora de que teria pedido um cachê três vezes maior. Em conversa com a Folha de S.Paulo, a TV Cultura afirmou que Luciano Amaral teria feito exigências financeiras acima do padrão. O ator respondeu com uma postagem no Instagram dizendo que apenas pediu um valor compatível com o mercado atual.


