RECONHECIMENTO

Autora da Globo revela que ajudou filhos de suas empregadas a se formarem

Maria Adelaide Amaral diz que só construiu sua carreira com o apoio de mulheres que considera parte de sua família

Mulher idosa sorri suavemente usando vestido escuro e medalha azul pendurada no pescoço, em ambiente interno de iluminação suave.
Maria Adelaide Amaral homenageou empregadas que fizeram parte de sua vida (foto: Reprodução/Internet)

Compartilhe:

A escritora e roteirista Maria Adelaide Amaral reconheceu a importância das mulheres que fizeram parte de sua vida como empregadas domésticas e cuidadoras. Em entrevista ao podcast Isso Não é Uma Sessão de Análise, comandado por Vera Iaconelli, a autora de novelas da Globo afirmou que só construiu sua carreira por contar com uma rede de apoio formada por mulheres generosas e fundamentais.

“Elas foram fundamentais, foram minha rede de apoio e continuam sendo. Várias passaram, se aposentaram na minha casa, tiveram filhos e casaram. Eu tenho amizade com elas”, disse Maria Adelaide Amaral. A autora contou que sempre manteve vínculos com as ex-funcionárias, como Emilia, que cuidou de seu filho mais velho e continuava hospedada em sua casa quando viajava para São Paulo. “Quando ela morreu, meus filhos foram se despedir dela na Bahia”, contou.

A roteirista destacou a relação com Sueli, última cuidadora da família, que acompanhou sua mãe e foi contratada por indicação de outra funcionária, Iraci. “A última foi a Sueli, que foi cuidadora da minha mãe. Ela veio da Bahia, foi trabalhar com cuidadora, amiga da Iraci, que também trabalhava lá em casa. Eu dei todo apoio para ela. São essas mulheres que são sua família estendida”, afirmou.

A autora de sucessos da Globo reforçou o impacto dessas presenças em sua vida familiar e profissional, e disse que sempre procurou retribuir o apoio recebido ao longo dos anos. “Jamais as desamparei, em nenhuma circunstância. Eu sei o quanto a minha vida é o que é porque elas fizeram parte dela. Era com elas que eu podia contar. Hoje, é bonito ver que a Sueli tem uma filha que tem duas universidades e que tem um filho que também fez duas faculdades, passou em concursos. É tão bacana isso”, declarou.

Maria Adelaide Amaral foi como colaboradora em Os Gigantes (1979), Meu Bem, Meu Mal (1990), Deus nos Acuda (1992), O Mapa da Mina (1993). A novelista foi autora de novelas como Anjo Mau (1997), Ti Ti Ti (2010) e Sangue Bom (2013). Ela também escreveu minisséries de sucesso como A Muralha (2000) e JK (2006).

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.