A Globo avança em sua estratégia de renovação de autores para as novelas das seis e das sete com a realização de uma nova edição da oficina de dramaturgia da emissora. A atual turma, formada por dez roteiristas, trabalha na criação de sinopses que devem ser entregues até o fim de fevereiro. Os projetos poderão abastecer as duas faixas nos próximos anos com histórias inéditas e novos nomes na assinatura dos folhetins.
Desta vez, a formação ocorre de maneira simultânea para as duas janelas, o que marca uma mudança em relação às oficinas anteriores. Em 2023, o foco foi voltado apenas para as tramas das 18h. Já em 2024, o treinamento mirou a faixa das 19h. Entre os integrantes da nova oficina, destaca-se Paula Richard, que fez carreira como autora titular de novelas na Record antes de migrar para a Globo.
O grupo conta ainda com Vinicius Dias, que atuou na novela portuguesa Na Corda Bamba, da TVI. Também participam Sergio Goldenberg (de Guerreiros do Sol), Paula Amaral (Verão 90), Aline Garbati (Garota do Momento), Claudia Lage (Lado a Lado), Fabricio Santiago (Vai na Fé), Flávia Bessone (Família É Tudo), Laura Rissin (Malhação) e Mariana Torres (Beleza Fatal, da HBO Max). A informação é do O Globo.
A formação incluiu palestras de autoras experientes como Thelma Guedes, Patrícia Moretzsohn, Maria Helena Nascimento e Izabel de Oliveira. Diretores de novelas da casa, como Natalia Grimberg e Luiz Henrique Rios, também participaram do processo. A programação trouxe ainda interações com profissionais de outras áreas da produção, ampliando a abordagem para além da escrita de roteiros.
Os resultados das oficinas anteriores já começam a impactar a grade de programação da Globo. Dino Cantelli, que participou de uma das edições passadas, escreve ao lado de Juliana Peres a próxima novela da faixa das 19h. Juan Jullian, também emplacou uma nova história no horário. Na faixa das 18h, Julia Spadaccini e Carla Faour estão cotadas para estrear como autoras titulares em 2027.


