O Grupo Norte de Comunicação dará o passo mais ousado de sua história na noite desta quarta (4): a reportagem do TV Pop apurou que o conglomerado, atualmente responsável por diversas afiliadas do SBT, anunciará ao mercado publicitário que passará a ter uma emissora de televisão totalmente independente. Trata-se de um canal de notícias, que se chamará NC News, e que terá presença multiplataforma: a nova rede estará na TV aberta, inicialmente nos canais 10.2 de Manaus e Parintins, mas também terá espaço nas plataformas digitais e na televisão por assinatura.
A novidade será anunciada em um grande evento no Teatro Amazonas, em Manaus. No convite disparado para a imprensa especializada e para as agências de publicidade, o conglomerado não deu muitos detalhes sobre a sua nova operação. “No próximo dia 4 de fevereiro, às 20h, o Teatro Amazonas será o palco de um marco para a comunicação brasileira”, diz a empresa, que apenas explica que um dos destaques da noite será o anúncio de uma plataforma de notícias transmidiática.
O NC News, que entrará no ar oficialmente já nas próximas semanas, contará com programação ao vivo das 6h à meia-noite e será o primeiro canal de notícias do país operado fora do eixo Rio-São Paulo. A maior parte da operação da emissora ficará em Manaus, cidade-berço das operações do Grupo Norte de Comunicação. Além da capital amazonense, parte dos jornalísticos da rede serão gerados diretamente de Brasília, em que a empresa até então operava apenas uma filial de sua rádio, a Liga FM.
Além da presença em sinal aberto, rivalizando diretamente com a Record News e a Jovem Pan News, o novo canal está em negociações avançadas com as principais operadoras de televisão por assinatura e também estará presente, ao vivo e com conteúdos sob demanda, no YouTube e nas principais redes sociais. A marca NC News também será adotada pelo conglomerado em outras mídias — o portal de notícias do grupo, que até então era chamado de Portal Norte, já foi renomeado e colocado no ar em fase de testes.
Como será o NC News?
Inicialmente, o Grupo Norte de Comunicação teve autorização do Ministério das Comunicações para usar os subcanais da TV Norte, afiliada do SBT, apenas em Manaus e Parintins. Internamente, a expectativa é de que a liberação da retransmissão para as outras cidades em que o conglomerado já tem concessões (a empresa tem outras afiliadas do SBT e também administra várias praças da Band, RedeTV! e TV Cultura) aconteça ainda neste semestre.
Mesmo com a operação baseada essencialmente em Manaus e em Brasília, o NC News terá uma programação firmada nos acontecimentos do Brasil e do mundo. O foco da cobertura do canal serão as editorias de política e economia, com uma grade composta por telejornais, atrações de análise política e formatos de debate sobre a atualidade. Além de novas contratações, boa parte do primeiro time de apresentadores da rede foi remanejada das operações regionais do conglomerado.
O principal responsável pelo Grupo Norte de Comunicação é Sérgio Bringel. Entusiasta de mídia, o empresário fez fortuna e iniciou seu império com empresas relacionadas ao agronegócio e ao meio-ambiente, além de ter uma forte relação com a indústria hospitalar — um de seus primeiros negócios foi a administração da rede de farmácias da família. Atualmente, o conglomerado tem presença em 14 estados, além de faturamento anual estimado em R$ 800 milhões (a projeção não leva em consideração apenas os negócios midiáticos, e sim todas as empresas do grupo).


