A Globo fez uma mudança estratégica em sua programação nesta sexta-feira (6) e cancelou a exibição da Sessão da Tarde e da novela Rainha da Sucata, em Vale a Pena Ver de Novo, para transmitir a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno. O evento, sediado em Milão e Cortina D’Ampezzo, na Itália, ocupou a faixa vespertina da emissora. No entanto, a alteração afastou o público habitual e a média de audiência despencou em comparação com os dias normais.
A cobertura completa da festividade ficou no ar entre 15h43 e 19h30. De acordo com dados prévios obtidos pelo TV Pop com fontes do mercado, a atração comandada por Gustavo Villani registrou apenas 10,42 pontos de média e 22,15% de share na Grande São Paulo, uma queda de 17% na comparação com a mesma faixa nas quatro sextas-feiras anteriores. Vale ressaltar que os índices podem sofrer alterações no consolidado, que será divulgado na próxima segunda-feira (9).
No mesmo período de exibição dos Jogos Olímpicos de Inverno, as concorrentes apresentaram os seguintes resultados: a Record marcou 6,20 pontos, o SBT teve 3,14 pontos e a Band registrou 2,47 pontos. A TV Cultura ficou com 0,49 ponto, seguida pela RedeTV! com 0,37 ponto e TV Gazeta com 0,32 pontos. Além disso, a soma das plataformas de streaming alcançou 13,46 pontos e a soma dos canais da televisão por assinatura pontuou 2,94.
Globo altera programação para exibir os jogos
A grade da Globo passará por algumas alterações nos próximos dias devido à cobertura da 25ª edição do evento multiesportivo. Por conta da transmissão ao vivo direto de Milão e Cortina D’Ampezzo, a Sessão da Tarde deixará a grade nos próximos dias. Nesta sexta (6), o capítulo da novela Rainha da Sucata (1989), em cartaz do Vale a Pena Ver de Novo, não foi ao ar.
Em contrapartida, a participação do Brasil nas competições começa efetivamente na próxima terça-feira (10). As primeiras disputas ocorrem no esqui cross-country e contarão com as atletas Bruna Moura, que fará sua estreia olímpica nesta edição, e Eduarda Ribera, considerada o principal nome do país na modalidade. Na TV por assinatura, o SporTV2 fará a transmissão a partir das 5h15.
A delegação brasileira alimenta chances reais de medalha em quatro provas distintas, com três competidores diferentes nos Jogos Olímpicos de Inverno. O atleta Lucas Pinheiro surge como a maior esperança nacional no slalom e no slalom gigante do esqui alpino. Correm por fora na disputa por pódio Nicole Silveira, no skeleton, e Pat Burgener, na categoria snowboard.


