A Globo negou que esteja estudando exibir novelas turcas na faixa Vale a Pena Ver de Novo ou na Edição Especial. A especulação surgiu após um site publicar que a emissora poderia testar um título estrangeiro na substituta de Terra Nostra (1999), atualmente em reprise nas tardes.
A possibilidade gerou reação pública de José de Abreu. O ator compartilhou uma notícia, publicada originalmente pelo site NaTelinha, sobre o tema no X, antigo Twitter, e criticou a ideia. “Que vergonha”, escreveu, ao comentar a informação que apontava mudança na programação vespertina da emissora. Procurada pela reportagem, a Globo negou categoricamente a informação.
Em nota oficial, o canal afirmou: “A informação não procede. As faixas Edição Especial e Vale a Pena Ver de Novo são voltadas a celebrar e revisitar obras da teledramaturgia brasileira, com reprises de novelas que marcaram diferentes gerações na TV Globo”, sinalizou a emissora.
Apesar de descartar a exibição de novelas turcas na TV aberta, a Globo mantém produções da Turquia em seu streaming. O Globoplay disponibiliza títulos do país em seu catálogo como A Sonhadora (2018), Armadilha do Amor (2019), Marasli: O Protetor (2021), Jogos do Destino (2021), Sr. Errado (2020), Terra Amarga (2018). Além disso, o antigo Canal Viva, atualmente chamado Globoplay Novelas, exibe folhetins turcos como Hercai: Amor e Vingança (2019) e Leyla: Sombras do Passado (2024).


