Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
QUATRO DÉCADAS NA EMISSORA

Fernanda Montenegro recusa novela das 9 e pede demissão da Globo

Foto de Fernanda Montenegro
Fernanda Montenegro pediu demissão da TV Globo após 41 anos (foto: Reprodução/TV Globo)

Fernanda Montenegro não é mais contratada da Globo: aos 93 anos, a atriz mais prestigiada do país recusou atuar na próxima novela das 9 da emissora e solicitou a rescisão de seu contrato com a líder de audiência depois de 41 anos como funcionária da empresa. Nos bastidores do canal, o comentário é de que a veterana não quer mais se envolver em projetos muito longos. Isso, porém, não significa que ela planeja se aposentar — a artista acabou de terminar as gravações do filme Ana Vitória, em que atuou em mais de uma centena de cenas.

A notícia do pedido de demissão de Fernanda Montenegro foi dada em primeira mão pelo colunista Lauro Jardim, de O Globo. De acordo com o jornalista, a atriz já definiu até mesmo qual será o seu próximo projeto. No início de 2023, ela encarará as gravações do novo longa de Walter Salles, baseado no livro autobiográfico Ainda Estou Aqui, em que Marcelo Rubens Paiva conta detalhes sobre a prisão e o desaparecimemento de seu pai, o engenheiro Rubens Paiva.

Com isso, a última novela da estrela como funcionária da Globo foi A Dona do Pedaço, exibida na faixa das 21h entre maio e novembro de 2019. No ano seguinte, ela fez parte do elenco da série Amor e Sorte e também participou de Gilda, Lúcia e o Bode, especial de fim de ano baseado no seriado. Em suas quatro décadas como contratada da líder de audiência, Fernanda fez parte de 41 projetos da empresa, entre telenovelas, séries e atrações especiais.

Antes de trabalhar no maior canal do país, a veterana teve passagens marcantes pela TV Tupi, em que começou a sua carreira em 1951. Em 1954, teve uma breve passagem pela Record, atuando em A Muralha. Voltou para a Tupi dois anos depois e, entre idas e vindas, permaneceu na emissora até 1966, quando se transferiu para a TV Excelsior. Anos depois, em 1973, fez a sua estreia nas produções da Globo, em um episódio de Caso Especial — ela, no entanto, só foi efetivada no banco de talentos da empresa em 1981, quando atuou na novela Baila Comigo.

Leia mais