Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

Mariana Weickert e Roberta Piza são demitidas da Record após corte de custos

Foto de Mariana Weickert e Roberta Piza
Mariana Weickert e Roberta Piza foram demitidas pela Record (foto: Reprodução)

A Record segue fazendo movimentações para reduzir drasticamente o seu custo operacional: depois de cortar pela metade o salário de Rodrigo Faro e dispensar Fabíola Gadelha, o canal fez uma série de demissões em seu departamento de telejornalismo nesta sexta-feira (20). Roberta Piza, uma das mais antigas âncoras de telejornal da emissora, foi demitida depois de 17 anos na equipe do Fala Brasil — três deles como colunista esportiva, 12 como titular do noticiário aos dias úteis e outros dois aos sábados. Mariana Weickert, do Domingo Espetacular, também foi dispensada.

TV Pop apurou que as duas comunicadoras foram demitidas pelo mesmo motivo: baixa produtividade e salários incompatíveis com a realidade atual do mercado: ambas ganhavam muito para, na visão dos executivos da emissora, produzir pouco. Os vencimentos de Roberta Piza eram superiores aos das demais apresentadoras do Fala Brasil – Edição de Sábado, já que a última renovação de seu vínculo aconteceu quando ela ainda trabalhava de segunda a sexta. Mariana produzia apenas reportagens especiais para o Domingo Espetacular e não trouxe público para o programa.

As readequações na folha salarial do telejornalismo não foram restritas aos dois cortes destacados na reportagem: outros profissionais, como editores e produtores, também foram demitidos nas últimas semanas. Alguns profissionais de vídeo também foram afetados pela onda de desligamentos, como o repórter Rodrigo Hinkel — ele se juntou aos nomes de Maurílio Goeldner e Susan Hypolito na lista de repórteres demitidos desde o início deste ano, em que a direção da Record intensificou a força-tarefa para melhorar a lucratividade da emissora.

Os postos de trabalho dos demitidos não estão sendo necessariamente extintos: no caso dos repórteres, o canal tem procurado profissionais que dão expediente em canais que costumam pagar pouco para os seus colaboradores, como a Jovem Pan News, para suprir as vagas dos dispensados. Mesmo oferecendo um aumento de salário para que a única vantagem em trocar de emissora não seja a maior visibilidade, a conta continua sendo vantajosa para a empresa — os vencimentos de um dos dispensados equivale ao holerite de oito repórteres experientes do canal de notícias.

A reportagem do TV Pop apurou que a Record só não deverá fazer contratações para substituir Roberta Piza e Mariana Weickert. O Fala Brasil – Edição de Sábado será comandado só por Patrícia Costa e Thalita Oliveira, deixando de ter um trio de apresentadoras — neste sábado (21), por conta das férias de Eduardo Ribeiro, Patrícia será substituída por Neila Medeiros, âncora de telejornais da rede em Brasília. Mariana terá suas funções supridas por outros repórteres que já fazem parte do Domingo Espetacular.

Leia mais