TV Cultura transmite as 500 Milhas de Indianápolis da Fórmula Indy

TV Cultura transmite a principal corrida da Fórmula Indy (foto: Karl Zemlin/ IndyCar)
TV Cultura transmite a principal corrida da Fórmula Indy (foto: Karl Zemlin/ IndyCar)
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A TV Cultura transmite no próximo domingo (30) uma das mais tradicionais corridas do automobilismo do mundo: as 500 Milhas de Indianápolis, a principal prova da Fórmula Indy. A transmissão ao vivo tem início a partir das 13h, com a cobertura da preparação dos pilotos para a corrida com largada às 13h45.

Com um dos circuitos mais velozes do automobilismo, a 105ª edição das 500 Milhas conta com a presença de três nomes brasileiros no grid: Hélio Castroneves, Tony Kanaan e Pietro Fittipaldi. A corrida terá como narrador Geferson Kern e Rodrigo Mattar como comentarista.

A prova traz também como destaques equilíbrio e uma disputa de gerações. Nas cinco primeiras etapas da temporada foram cinco vencedores diferentes, sendo quatro deles com menos de 24 anos. Mas o neozelandês Scott Dixon, seis vezes campeão da Fórmula Indy e vencedor das 500 milhas do ano passado, é um dos grandes favoritos. No treino classificatório deste domingo (23/5), Dixon conquistou a pole position da esperada corrida.

A prova das 500 milhas de Indianápolis, ao lado das 24 horas de Le Mans e do GP de Mônaco, faz parte da tríplice coroa. “É como se fosse um campeonato dentro de um campeonato (…) quem ganha as 500 milhas tem seu nome marcado no automobilismo mundial”, destaca o diretor de Esportes da TV Cultura, Vladir Lemos.

Diferente de outros campeonatos do automobilismo, a corrida que ocorre no Indianapolis Motor Speedway – um dos circuitos mais antigos dos Estados Unidos – é inesperada. Há sempre espaço para vencedores diferentes e renovação no esporte. Ela atrai atenção e neste momento, o autódromo que tem capacidade para 350 mil pessoas, contará com público reduzido de 140 mil devido à pandemia.

As classificações ocorreram no sábado (22) e domingo (23/5), e o Brasil busca sua oitava vitória no lendário circuito oval. Hélio Castroneves conta com três vitórias, Emerson Fittipaldi duas, Tony Kanaan e Gil de Ferran com uma vitória cada, já tiveram a honra de beber o “leite de vitória” nas 500 milhas, a prova mais rápida do automobilismo mundial.

Leia mais