Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
CRISE DE AUDIÊNCIA

A Infância de Romeu e Julieta não agrada e novela estreia com pior ibope em 11 anos

Foto do capítulo de estreia de A Infância de Romeu e Julieta
Romeu e Julieta não agradaram o público em noite de estreia (foto: Reprodução/SBT)

A Infância de Romeu e Julieta teve uma estreia decepcionante no quesito ibope: a novela, que era a grande aposta da diretoria do SBT para tirar o canal da pior crise de audiência de sua história, ficou em terceiro lugar em seu primeiro dia e não conseguiu incrementar os índices da rede de Silvio Santos. Mesmo alvo de uma estratégia de guerrilha, em que a rede abriu mão de intervalos e inseriu contadores na programação com quanto tempo faltava para o folhetim começar, a trama teve a pior estreia da teledramaturgia da emissora em mais de uma década.

O que você precisa saber

  • Esperança do SBT para sair da lama, A Infância de Romeu e Julieta não agradou em sua estreia;
  • A nova novela da emissora de Silvio Santos debutou em terceiro lugar, com 6,1 pontos, contra 6,2 da Record;
  • O folhetim não conseguiu reter o público deixado pelo SBT Brasil;
  • Além disso, a trama teve a pior estreia da principal faixa de teledramaturgia do canal em 11 anos.

De acordo com dados prévios de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, a adaptação do clássico literário de William Shakespeare teve média de 6,1 pontos e foi sintonizada por 9,3% dos televisores ligados na principal metrópole do país entre 20h45 e 21h50. Com um pico de 6,7 pontos em seu momento de maior audiência, o folhetim perdeu para o Jornal da Record (7,5 x 6,1) e se destacou durante o embate com Reis, quando finalmente assumiu o segundo lugar (5,8 x 6,1). Na média, a trama ficou atrás da rival, que teve 6,2.

O índice da primeira noite de A Infância de Romeu e Julieta foi muito abaixo do esperado pelos executivos do SBT: nas últimas semanas, dirigentes da rede disseram ao mercado publicitário que a trama recolocaria a emissora nos dois dígitos de audiência no horário nobre. O folhetim, no entanto, sofreu para conseguir bater os índices deixados pelo SBT Brasil. Em seu último minuto no ar, o jornal estava com 6,5 pontos, empatado tecnicamente com a Record. A novela só conseguiu superar o número depois de 26 minutos no ar, às 21h11, quando teve o seu momento de maior público.

Considerando apenas os folhetins inéditos da principal faixa de teledramaturugia do SBT, Romeu e Julieta foram responsáveis pela pior performance de uma estreia da emissora em mais de uma década: para achar um ibope tão fraco quanto o da noite desta segunda-feira, é preciso retroceder para 2012, quando Corações Feridos debutou com média de 4 pontos. Desde então, o canal levou ao ar Carrossel (13), Chiquititas (14), Cúmplices de Um Resgate (15), Carinha de Anjo (14), As Aventuras de Poliana (15) e Poliana Moça (9).

Os números apresentados nesta reportagem são prévios e podem sofrer alterações, para mais ou para menos, na consolidação feita no dia útil seguinte. Na Grande São Paulo, cada ponto de ibope representa a sintonia de 76.953 domicílios e 206.674 indivíduos na respectiva emissora ou programa. Diariamente, a reportagem do TV Pop revela todos os índices consolidados de audiência dos principais programas da televisão brasileira.

Leia mais