Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
INIMIGA DOS GAYS?

Globo censura cena de beijo entre mulheres pela 2ª vez em uma semana

Imagem com foto do momento em que Olga (Camila Pitanga) e Ivona (Elisa Volpatto) se beijam na série Aruanas. Globo censurou cena na TV aberta
Olga (Camila Pitanga) e Ivona (Elisa Volpatto) se beijam na série Aruanas; Globo censurou cena na TV aberta (foto: Reprodução/Globoplay)

A Globo voltou a censurar uma cena de beijo entre duas mulheres uma semana após cortar uma sequência romântica entre Helena (Priscila Sztejnman) e Clara (Regiane Alves) em Vai na Fé. Exibida na terça-feira (16), a versão para televisão aberta da série Aruanas cortou boa parte do momento em que Olga (Camila Pitanga) e Ivona (Elisa Volpatto) dão um beijo. Na versão original da produção, disponível na plataforma Globoplay, a cena dura aproximadamente 10 segundos. Na emissora, o momento foi cortado assim que as personagens encostaram os lábios.

O que você precisa saber

  • Uma semana depois de suprimir um beijo entre duas mulheres em Vai na Fé, a Globo voltou a censurar a sua própria dramaturgia;
  • A líder de audiência sumiu com o momento em que Olga e Ivona se beijam em Aruanas, mas a cena está disponível no Globoplay;
  • O canal diz que o seriado foi “adaptado à TV aberta” e não explicou porque decidiu cortar a demonstração homoafetiva da trama.

Na cena censurada de Aruanas, Olga e Ivona se encontram em uma galeria de arte e se beijaram fortemente. Ex-namoradas, a personagem ativista ambiental vivida por Elisa Volpatto já havia aparecido na segunda temporada da série para abalar a vida de Olga. Nos próximos episódios, o romance entre as duas vai ficar ainda mais intenso. No entanto, a Globo decidiu mostrar apenas o momento em que elas levemente encostam os lábios. Assim como aconteceu no folhetim das 19h, o corte foi brusco e, depois, a personagem de Camila Pitanga já aparece deixando a exposição. Procurada, a Comunicação da Globo enviou a seguinte nota: “A TV Globo exibe Aruanas 2 em uma edição adaptada à TV aberta. A versão original da obra está disponível no Globoplay”.

Leia mais: Personagem queridinho de Totalmente Demais volta para Vai na Fé
Leia mais: Cantor Bruno pede perdão para repórter da RedeTV! após ser acusado de transfobia

Na última quarta (10), a decisão da Globo de censurar uma cena de beijo entre as personagens Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) no capítulo 99 de Vai na Fé foi lamentada pela equipe da novela. De acordo com informações da colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, os envolvidos na produção foram avisados com antecedência e ouviram que a justificativa da direção do canal para fazer o corte se tratava de “um cuidado maior” com a trama.

Outras sequências de beijo lésbico estão previstas para Vai na Fé. Theo (Emilio Dantas) terminará o casamento com Clara, que então começará a frequentar a casa de Helena e começará o romance. Nas redes sociais, o público tem festejado o casal. Na quinta-feira (11), a hashtag Queremos beijo Clarena ficou entre os assuntos mais comentados de um microblog após o corte. A cena de beijo que foi censurada havia sido divulgada pela própria Globo nos resumos do folhetim. A Comunicação da emissora enviou a seguinte nota sobre o corte do beijo de Clara e Helena em Vai na Fé: “Toda novela está sujeita a edição. Uma rotina que atende às estratégias de programação ou artísticas. Isso, inclusive, é sinalizado nos resumos de capítulos divulgados pela Globo”.

Leia mais