Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
TENTATIVA DE CONCILIAÇÃO

Ministério Público tenta marcar encontro de Patrícia Poeta com Sonia Abrão

Imagem com montagem das fotos das apresentadoras Patrícia Poeta e Sonia Abrão
Patrícia Poeta e Sonia Abrão; Ministério Público tenta marcar encontro entre as apresentadoras (foto: Reprodução/Globo/RedeTV!)

O Ministério Público de São Paulo pediu que as apresentadoras Patrícia Poeta e Sonia Abrão se encontrem pessoalmente nas próximas semanas. O MP-SP fez a solicitação para que as comunicadoras compareçam em uma audiência de conciliação – que ainda não tem data marcada – para tratar da ação judicial que a titular do Encontro move contra a contratada da RedeTV! por injúria. Na avaliação do órgão, há margem para que a situação seja resolvida por meio de um acordo, sem a necessidade de o assunto ser levado aos tribunais.

O que você precisa saber

  • O Ministério Público segue tentando um desfecho amigável para a briga de Patrícia Poeta e Sonia Abrão;
  • O órgão defende que as duas devem tentar uma conciliação para que o assunto não seja levado aos tribunais;
  • Poeta, no entanto, não abre mão de um pedido público de desculpas e do fim de uma suposta campanha difamatória.

No início do mês, conforme publicado pelo TV Pop, Patrícia Poeta entrou com um processo criminal contra Sonia Abrão, do programa A Tarde é Sua, pedindo a condenação da jornalista por injúria e difamação. Ela também entrou com outro processo contra o colunista Alessandro Lo-Bianco pelos mesmos motivos. A ex-apresentadora do Jornal Nacional alega que tem sofrido ofensas no programa da RedeTV! desde que assumiu a apresentação do Encontro, em junho do ano passado.

“Cuidando-se nestes autos de descrição de prática de crimes contra a honra, opino, inicialmente, antes de juízo de recebimento da ação penal privada, que seja designada audiência de tentativa de conciliação, intimando-se as partes em litígio para comparecimento”, diz trecho do documento do Ministério Público de São Paulo sobre o pedido do encontro para uma possível conciliação entre as comunicadoras. Caso não seja possível um acordo, o MP-SP vai analisar se aceita a queixa-crime e a denúncia apresentada pela jornalista da Globo.

Leia mais: Ana Maria Braga chora ao noticiar prisão no Mais Você e reclama da realidade do país
Leia mais: Apresentador passa mal e Globo coloca editor para apresentar telejornal às pressas

O processo de Patrícia Poeta contra Sonia foi aberto no 4º Fórum Regional da Lapa, do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). Ela não pede indenização em dinheiro. Na ação, a defesa da apresentadora da Globo anexou descrições e vídeos com as supostas ofensas que ela teria sofrido no vespertino da RedeTV!. Ela diz que as informações de bastidores, principalmente sobre a relação com o colega Manoel Soares, não condizem com a realidade. “Ela [Sonia] praticou alguns crimes, na verdade. A gente pede que ela seja condenada por esses crimes, como injúria e difamação”, diz o advogado André Perecmanis ao site.

Patrícia Poeta se cansa de ataques e entra com processo contra Sonia Abrão

Em abril, Patrícia Poeta enviou uma notificação extrajudicial pedindo retratação de Sonia Abrão ao vivo no A Tarde é Sua. Como não houve pedido de desculpas para encerrar a briga, a saída encontrada foi o processo na Justiça. “Agora, a gente não trabalha com retratação. Pedimos condenação”, explicou o defensor de Patrícia Poeta. Nas redes sociais, o colunista Alessandro Lo-Bianco publicou um texto ironizando o pedido de retratação.

“Eu, Alessandro Lo-Bianco, jornalista e radialista, venho por meio deste comunicado me retratar publicamente por ter entrado no ar ontem após esquecer de tapar meus lindos pontos sem o esparadrapo (após tirar um sinal do rosto). Certo da retratação, firmo aqui o compromisso de não esquecer mais de andar com a caixinha de esparadrapo fora do bolso”, disse ele. Sonia Abrão, sem citar o nome de Patrícia, disse no dia 13 de abril que tem filho advogado para defendê-la em casos semelhantes.

“Falou mal de mim, vou ligar: ‘Filho…’. É aquilo que nós falamos ontem aqui: Jornalista não pode temer processo. Isso não pode fazer calar. A gente tem que ter responsabilidade sobre o que fala. Se o processo vier e você ganhar, ótimo. Se a pessoa perder, ótimo também, e cumpra-se a lei. A gente está do lado da lei”, disse a funcionária da RedeTV!. Segundo o código penal, o crime de injúria pode causar punição de três meses a um ano de prisão em regime semiaberto. No entanto, Sonia e Lo-Bianco não devem ser presos em caso de condenação. “A pena deve ser revertida para serviços comunitários, como normalmente ocorre nesses casos”, disse o advogado de Patrícia Poeta.

Leia mais