Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
MORA NO PAÍS

Internado, Evaristo Costa fala sobre saúde pública na Inglaterra: “Não pago plano”

Foto de Evaristo Costa
Evaristo Costa falou sobre saúde pública na Inglaterra (foto: Reprodução/Internet)

Internado na Inglaterra, onde vive há quase sete anos, Evaristo Costa falou sobre a saúde pública no país. O jornalista está no sistema de saúde e entrou pela emergência depois de sofrer complicações da Doença de Crohn, doença inflamatória do trato gastrointestinal que afeta, em sua maioria, a parte inferior do intestino delgado e intestino grosso, mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal.

“Estou sendo atendido pelo hospital público, de graça, que pertence ao serviço nacional de saúde. A sigla é NHS. Fica em Cambridge (no leste da Inglaterra), é sede da escola de Medicina da universidade de Cambridge. Um dos maiores centros de ciências da saúde e pesquisa médica da Europa. É a maior referência do Reino Unido. Eu não tenho plano de saúde”, relatou o ex-apresentador da CNN Brasil.

O comunicador foi ao hospital com fortes dores abdominais e pontuou que no país existem planos de saúde. “Eu fiz essa mesma pergunta a um amigo inglês e ele me questionou por qual motivo pagaria o plano de saúde se ele paga as taxas do governo e o mínimo que ele espera é ser bem atendido pelo NHS“, disse Evaristo Costa. “Plano de saúde existe, mas não existe uma máfia que antes de ir para o atendimento particular do plano você tem que ser indicado para o particular pelo médico da família, que é do governo”, contou.

+ Arnaldo Duran diz que foi demitido da Record “sem nenhuma parcimônia”
+ Alexandre Frota detona programa da Band e acaba com Zeca Camargo

Evaristo Costa salientou que nem tudo é perfeito na Inglaterra, mas elogiou o sistema. “Nem tudo é o mundo da Alice. Tem falhas? Tem falhas! Eu entrei pela emergência e estava lotado, mas o atendimento que estou tendo aqui, eu só posso elogiar. E comparo aos hospitais particulares cinco estrelas do Brasil que eu pagava uma fortuna de plano mensal para ser bem atendido e, infelizmente, a maioria da população não tem como pagar”, disse.

Leia mais