Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

Globo começa dança das cadeiras e rebaixa Mônica Teixeira para a GloboNews

Foto de Mônica Teixeira apresentando o Jornal Nacional
Mônica Teixeira no Jornal Nacional de 16 de dezembro: transferida para a GloboNews (foto: Reprodução/TV Globo)

Está aberta a temporada de mudanças no telejornalismo da Globo. Sem alarde, a emissora colocará em prática sua primeira novidade de 2024 já na noite deste sábado (27): até então plantonista do Jornal Nacional, Mônica Teixeira deixa — até segunda ordem — de estar no time de apresentadores reservas do noticioso mais assistido do país. A jornalista, que atua como repórter no Rio de Janeiro, foi rebaixada e passará a estar na escala da GloboNews. Em sua estreia, ela comandará o Edição das 18h e o Jornal das 10, habitualmente ancorados aos sábados por Erick Bang.

Nas próximas semanas, Mônica também será aproveitada em outros telejornais do canal de notícias da Globo: ela já foi incluída na escala de plantonistas do feriado de Carnaval e também estará encarregada de cobrir férias e folgas dos apresentadores titulares em dias úteis. A movimentação, segundo apurou a reportagem do TV Pop, provocou estranheza nos bastidores da emissora. Até então, era normal que profissionais da GloboNews fossem aproveitados nas escalas dos jornais da Globo, para que a TV aberta servisse como vitrine para a TV por assinatura, e não o contrário.

Para todos os efeitos, a transferência de Mônica Teixeira foi explicada internamente como fruto de uma decisão de Vinicius Menezes, diretor do canal de notícias desde o início do ano. A versão é de que planeja aumentar a sinergia da Redação com os profissionais que atuam na editoria Rio, comandada por ele entre 2018 e 2023, em uma estratégia para tirar a imagem de que a GloboNews apenas se interessa com o que acontece em Brasília e em São Paulo. O carioca, no entanto, parece não ligar para isso — a maior audiência da rede noticiosa sempre foi no Grande Rio de Janeiro.

Foto de Paulo Renato Soares, ex-marido de Mônica Teixeira
Ex-marido de Mônica Teixeira, Paulo Renato Soares engatou namoro com uma das chefes do Jornalismo da Globo no RJ (foto: JC Pereira/AGNews)

Colegas afirmam: não é bem assim

Nos bastidores, porém, há uma versão menos republicana para que Mônica tenha sido escolhida para trocar a visibilidade da bancada do Jornal Nacional pela GloboNews: a jornalista foi casada durante vários anos com Paulo Renato Soares, também repórter da editoria Rio. Paulo Renato, no entanto, é irmão de Amauri Soares, principal executivo da Globo na atualidade. O divórcio dos dois não foi amigável, e ele engatou um novo relacionamento, desta vez com uma das gerentes do Jornalismo da rede. Para muitos, o rebaixamento de sua ex-mulher não é só uma coincidência.

A chegada de Mônica Teixeira e a suposta iminência de outros profissionais da editoria Rio também não agradaram aos profissionais que trabalham no canal de notícias da Globo. A reportagem apurou que diversos jornalistas, principalmente repórteres de rua, estão se sentindo desprestigiados com a decisão de dar espaço para rostos já conhecidos na escala de apresentadores aos finais de semana e feriados. Para muitos profissionais, a única chance de se tornar âncora — mesmo que temporariamente — era entrando na escala de plantonistas, que ficará mais restrita e disputada.

Procurada pelo TV Pop, a Globo não se manifestou até a publicação deste texto.

Outro lado

A Globo entrou em contato com a reportagem na noite de domingo (28) e justificou que, no ponto de vista da emissora, Mônica Teixeira teria sido promovida, já que os profissionais que ancoram telejornais da GloboNews precisam dominar diversos assuntos. Além disso, o canal negou que a jornalista tenha sido tirada da escala do Jornal Nacional — não é uma novidade, no entanto, que o canal mude de ideia depois de ter seu planejamento antecipado pelo TV Pop. Confira a íntegra do posicionamento da emissora:

Monica Teixeira não deixou a escala de plantões do JN. Por ser reconhecida como uma profissional competente e versátil, Mônica passa a apresentar, além do Jornal Nacional, os jornais da GloboNews, onde o apresentador é muito exigido a comentar e tem entendimento sobre os mais variados temas. Comandar os jornais na Globonews é portanto mais um sinal de prestígio e de reconhecimento.

Leia mais