Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

Nilson Klava é promovido pela Globo e vira principal rosto de canal de notícias

Foto do apresentador Nilson Klava
Nilson Klava substituirá Aline Midlej no comando do Jornal das 10 (foto: Reprodução/GloboNews)

Mais antigo telejornal da GloboNews, o Jornal das 10 será alvo de uma profunda reformulação no próximo mês: depois de dois anos nos estúdios da Globo no Rio de Janeiro, o noticioso voltará a ser produzido em Brasília a partir dos primeiros dias de junho. Para os executivos do canal de notícias, a volta do principal jornalístico da rede para a capital simboliza uma correção de rota e tem o objetivo de recuperar o prestígio do formato, que perdeu relevância dentro da emissora desde a saída de Heraldo Pereira. Aline Midlej, por sua vez, será substituída por Nilson Klava.

O que você precisa saber

  • Principal telejornal da GloboNews, o Jornal das 10 estreará um novo formato em 5 de junho;
  • Depois de dois anos no Rio de Janeiro, o noticioso voltará a ser produzido nos estúdios de Brasília;
  • Um novo cenário, com amplos telões de LED, está sendo construído para abrigar o jornalístico;
  • Nilson Klava foi escolhido como novo âncora e será o apresentador mais jovem da história do formato;
  • Aline Midlej, que sairá de licença-maternidade, será promovida para a Globo aberta quando voltar ao trabalho.

Oficialmente, a saída de Aline Midlej é explicada pela líder de audiência como uma movimentação temporária, provocada por conta de seu período de licença-maternidade — a jornalista espera a sua primeira filha, fruto do relacionamento com o diretor Rodrigo Cebrian. No entanto, a versão oficial da Globo não foi bem digerida internamente. A emissora está construíndo um novo estúdio para o Jornal das 10 em Brasília, algo que provocou estranhamento entre os profissionais da rede, já que a empresa está passando por um rigoroso processo de contenção de custos há meses.

A reportagem do TV Pop apurou que a volta do principal telejornal da GloboNews para a capital é definitiva. Prestigiada pelos executivos do canal e vista como uma apresentadora versátil, Aline deverá ser promovida para a Globo aberta tão logo retorne de seu período de licença. Ela já integra o seleto grupo de plantonistas do Jornal Nacional, algo que representa prestígio dentro da rede, e sua ida permanente para a principal emissora do país era uma simples questão de tempo. Nos bastidores, há quem aposte que o seu futuro passe pelo posto de correspondente internacional.

Agora elevado ao posto de rosto do principal telejornal do canal de notícias da líder de audiência, Nilson Klava causa sentimentos diversos entre os seus colegas de trabalho: com apenas 27 anos, ele será o apresentador mais jovem da história do Jornal das 10. Não são poucos os que dizem que ele só ganhou relevância dentro da empresa por ser amigo de políticos, e muitos questionam as suas supostas deficiências profissionais. Há algumas semanas, o seu desempenho na cobertura da morte de Rita Lee (1947-2023) virou motivo de chacota até mesmo entre chefes da GloboNews.

Klava ainda não tem prática como leitor de teleprompter — equipamento acoplado às câmaras que exibe o que deve ser lido pelo apresentador — e, de fato, tem dificuldade para improvisar sobre temas que fujam do espectro político. Ele estava comandando o Conexão GloboNews no dia em que a cantora morreu e não conseguiu fazer parte da cobertura, sendo engolido por Bete Pacheco e Leilane Neubarth. Na maior parte do tempo, mal abriu a boca e apenas balançava a cabeça para os comentários feitos pelas colegas e por Pedro Bial, convocado às pressas pela equipe do jornal.

O desempenho fraco da cobertura, que não deu audiência, foi criticada pelos assinantes e repercutiu mal entre a chefia do canal, quase custou a promoção de Nilson Klava. Ele só não ficará mais tempo fazendo laboratório em outros telejornais da GloboNews por ter o perfil escolhido por Miguel Athayde para a nova fase do Jornal das 10: o diretor-geral queria alguém conhecido entre os grandes caciques da política, já que o noticioso voltará a focar nos bastidores do poder, área em que ele é elogiado até mesmo por William Bonner, âncora e editor-chefe do Jornal Nacional.

A estreia do novo Jornal das 10 está prevista para o dia 5 de junho. O novo cenário, que contará com amplos telões de LED, será construído no estúdio em que estão os telejornais locais da Globo Brasília, que também irão ser beneficiados com o investimento na GloboNews. Já a partir da próxima semana, o Bom Dia DF e o DFTV serão apresentados provisioriamente de um puxadinho na Redação de Jornalismo, habitualmente utilizado apenas para os boletins locais do G1 em 1 Minuto.

Procurada pelo TV Pop, a Central Globo de Comunicação confirmou as mudanças no Jornal das 10 e a escolha de Nilson Klava como novo apresentador. Confira o posicionamento da emissora:

Nilson Klava, que já substitui Aline Midlej eventualmente no comando do ‘Jornal das Dez’, vai ancorar o telejornal durante a licença-maternidade da titular. Nesse período, o jornal será feito de Brasília, do mesmo estúdio e no mesmo cenário de outros telejornais da TV Globo e da GloboNews.

Leia mais