Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

Depois de quase 6 décadas de Globo, Boni se aposenta e entrega controle de afiliada

Foto do executivo Boni
Boni se aposentou e entregou controle de afiliada da Globo para filho (foto: Edson Douglas/AGNews)

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, está se aposentando: prestes a completar 89 anos de vida, o mais importante executivo da história da Globo se afastou voluntariamente do comando da TV Vanguarda, afiliada da emissora no interior de São Paulo, no início desta semana. Ele continua como presidente e acionista do canal, mas não terá mais participação nas decisões diárias da parceira da rede, encerrando um ciclo de seis décadas na maior televisão do país — quatro delas na matriz, como diretor-geral, e as últimas duas como proprietário da televisão regional.

Mesmo com a idade avançada, Boni seguia despachando quase que semanalmente na sede prinicpal da Vanguarda, na cidade de São José dos Campos, no interior paulista. A afiliada, muito pelo legado deixado pelo executivo na Globo nacional, tinha carta branca para fazer o que bem entendesse. Até os dias de hoje, ela é uma das poucas que não seguem a padronização determinada pela rede nos telejornais locais, além de ter um espaço de produção regional nas madrugadas.

Líder de ibope com tranquilidade durante quase duas décadas, a TV Vanguarda praticamente não tinha concorrência até 2021, quando o SBT passou a ter uma afiliada em São José dos Campos. Mesmo com estrutura enxuta diante de sua principal concorrente, a TV Thathi cresceu rapidamente, assumindo a vice-liderança na região, e não raramente com números próximos aos anotados pela parceira da Globo. A fase ruim de audiência, aliado ao departamento de Jornalismo precário, fizeram com que a TV de Boni fosse alvo de uma espécie de intervenção no ano passado.

A cobertura insatisfatória das fortes chuvas no Vale no Paraíba, em março de 2023, provocou a demissão de Terezinha Almeida, que comandava o departamento de Jornalismo da afiliada desde que ela entrou no ar, em agosto de 2023. Na ocasião, a Globo de São Paulo precisou intervir no noticiário, enviando jornalistas que atuam na capital, como o âncora Roberto Kovalick, para que o noticiário dos telejornais de rede não fossem afetados pela ineficiência da afiliada. Terezinha foi substituída por Maurício Setubal, que atuava há 17 anos na capital paulista.

Foto de Bruno Boni, executivo da TV Vanguarda
Bruno Boni de Oliveira, irmão de Boninho e filho de Boni, assumiu comando da TV Vanguarda (foto: Reprodução/TV Vanguarda)

Boni e sócio serão substituídos por filhos na TV Vanguarda

A reportagem do TV Pop teve acesso ao texto em que Boni e Roberto Buzzoni, seu sócio na Rede Vanguarda, se despedem da operação diária da afiliada. No memorando, enviado para todos os colaboradores da parceira da Globo, os agora ex-executivos da emissora afirmam que estão se afastando da diretoria da emissora por conta dos “desafios impostos pelas mudanças do mercado, pela evolução da sociedade e pela permanente e obrigatória atualização tecnológica”.

De acordo com o comunicado, a relação entre a TV Vanguarda e a Globo passará a ser de responsabilidade de Bruno Oliveira e Reynaldo Buzzoni. Oliveira é filho de Boni e irmão de Boninho, um dos principais executivos da emissora nacional. Buzzoni é filho de Roberto, que comandou a Central Globo de Programação durante mais de três décadas, entre 1982 e 2013. Ele deixou a rede no final daquele ano, quando foi substituído por Amauri Soares, atual diretor-geral do canal.

A seguir, confira a íntegra do comunicado em que Boni e Roberto Buzzoni anunciam suas aposentadorias:

Prezados colaboradores e parceiros,

Estar à frente, incorporando conhecimento e inovando sempre é o DNA da Vanguarda. Fiéis a esse objetivo, os acionistas da Rede Vanguarda iniciaram um processo de renovação para enfrentar os novos desafios impostos pelas mudanças do mercado, pela evolução da sociedade e pela permamente e obrigatória atualização tecnológica.

É com esse espírito que, a partir de hoje, Bruno Oliveira e Reynaldo Buzzoni, os mais jovens do nosso grupo, assumem formalmente a interlocução com a Globo. Eles representam nossa confiança em continuar evoluindo e produzindo uma televisão comprometida com a qualidade e a atualidade.

Bruno e Reynaldo tem uma extensa bagagem de informação e de atuação empresarial. Estamos confiantes de que eles nos trarão novas ideias, contribuindo para um relacionamento ainda mais profícuo entre as duas empresas. Esse movimento reflete nosso firme desejo de ser cada vez mais Vanguarda.

Atenciosamente,
Boni e Buzzoni

Leia mais