Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
MUDANÇA DE PLANOS

Globo desiste de cancelar Corujão e usará o título em nova faixa de séries

Desalma será a primeira produção da nova fase do Corujão (foto: Reprodução/TV Globo)
Desalma será a primeira produção da nova fase do Corujão (foto: Reprodução/TV Globo)

A Globo optou por recuar da movimentação que tiraria o Corujão do ar nos dias úteis a partir do próximo mês e irá manter o título em sua programação diária, mas em um formato diferenciado. O mais velho espaço cinematográfico da televisão brasileira, no ar de forma ininterrupta há 49 anos, permanecerá sendo exibido de segunda a sexta, mas transmitirá produções do Globoplay ao invés de seus tradicionais filmes. As obras da plataforma de streaming serão veiculadas dentro de semanas temáticas e, diferentemente do que acontecia até agora, serão comercializadas para o mercado publicitário — com isso, a emissora terá mais intervalos comerciais e anunciantes durante a madrugada.

TV Pop apurou que o planejamento feito no final de agosto segue vigente. A primeira produção a ser transmitida no novo modelo do Corujão será a série Desalma, que ficará no ar entre os dias 25 e 29 de outubro. O seriado fala da pequena cidade de Brígida, conhecida pelo costume de atrair inocentes para o dentro de suas florestas, em que casos sobrenaturais assombram famílias envolvidas em uma tragédia ocorrida há 30 anos. Diariamente, dois episódios da trama serão exibidos dentro da faixa batizada de Semana de Mistério do Corujão.

Nos bastidores, é fato que a movimentação é um teste para reduzir a dependência da rede em títulos internacionais, que estão cada vez mais escassos. Com a migração das produções das grandes produtoras americanas para as suas próprias plataformas de vídeo sob demanda, a Globo passou a ter menos filmes em seu catálogo e decidiu priorizar as sessões transmitidas em horário comercial e que estão incluídas na denominada média-dia, contabilizada das 7h da manhã à meia-noite. Porém, a emissora dá outra versão para a mudança no comunicado enviado para o mercado.

“As séries são as grandes protagonistas da atualidade, com enorme potencial de representação do tempo em que vivemos, com personagens, estéticas e tendências ligadas aos interesses e hábitos de vivência do público. Nove em cada dez dizem que são seu entretenimento favorito, metade dos brasileiros são ligados em séries, 73% das pessoas afirmam assistir novamente a séries e programas que já conhecem. A serotonina é ativada durante o consumo de seriados. Séries são feitas para todos os públicos: tem para todos os gêneros, classes e idades. Mas além dessa classificação mais ampla, as séries conversam com os mais diferentes grupos e comunidades”, justificou a emissora.

Em outro trecho do anúncio, a Globo pontua a mudança no Corujão com o aumento do número de televisores que estão ligados na madrugada. “Por conta de sua cobertura quase total do país, a TV aberta foi responsável por apresentar as séries ao público, traduzindo seu caráter democrático ao exibir conteúdos dos mais diferentes gêneros até hoje. Com o aumento do consumo de TV durante a crise sanitária, os horários para assistir produções audiovisuais durante a tarde e a madrugada foram os que apresentaram maior crescimento“, afirmou o texto.

Leia mais