Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
BASTIDORES

Globo não sabe quem escolher para suceder Tadeu Schmidt no Fantástico

Globo tem pressa para definir futuro do Fantástico e de Tadeu Schmidt (foto: João Cotta/TV Globo)
Globo tem pressa para definir futuro do Fantástico e de Tadeu Schmidt (foto: João Cotta/TV Globo)

Nos bastidores da Globo, já é fato que Tadeu Schmidt só não apresentará a próxima temporada do Big Brother Brasil se ele não quiser. O convite para que o atual âncora do Fantástico assuma o programa já foi feito e relembrado pelos executivos da rede, que buscam ter uma resolução para o assunto até o final do mês. Além disso, ele conseguiu ter a aprovação do mercado publicitário, que foi sondado pela emissora nas últimas semanas sobre possíveis cotados para assumir o comando da casa mais vigiada do Brasil em 2022. Porém, a iminente transferência dele para o setor de Entretenimento abriu um novo problema na líder de audiência: quem irá assumir o comando do Fantástico?

A reportagem do TV Pop apurou que nem mesmo os executivos do departamento de Jornalismo tem uma decisão definitiva sobre o próximo apresentador do Show da Vida. A revista eletrônica dominical está na mira da cúpula da emissora há vários meses e uma reformulação completa já era debatida mesmo antes da saída de Tiago Leifert virar um fato consumado. Nos bastidores, a permanência de Tadeu Schmidt e Poliana Abritta era vista como improvável, para não dizer praticamente impossível. Para muitos diretores, o prazo de validade da dupla simplesmente venceu.

Thiago Oliveira, que atualmente apresenta a edição regional do Esporte Espetacular para São Paulo, era visto como nome mais provável para assumir o comando do Fantástico em 2022. Ele ganhou prestígio com os diretores da rede pelo seu bom desempenho na cobertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio: mesmo sem ter sido enviado para cobrir o evento presencialmente, ele se tornou o responsável por momentos marcantes da transmissão, principalmente em ocasiões que dividiu a tela com Ana Maria Braga e Maju Coutinho — cotada para assumir o lugar de Poliana Abritta.

O apresentador, porém, tem pouquíssima experiência fora da editoria esportiva. A Globo esperava contar com mais tempo para preparar Oliveira para o novo posto, inclusive com uma promoção para o time de reservas do programa dominical — atualmente, o primeiro stand-by de Schmidt é Márcio Bonfim, âncora de telejornais locais em Recife, enquanto a segunda vaga é ocupada por Hélter Duarte, que ainda não estreou na função. Não estava nos planos da emissora ter que mudar o Fantástico antes do segundo semestre: existem prioridades mais urgentes para a diretoria da líder de audiência, como a reformulação de parte da grade da GloboNews e dos telejornais locais de São Paulo.

Diante das dificuldades em viabilizar uma transferência adequada para Oliveira, há a possibilidade de que ele fique mais tempo no Esporte Espetacular e seja tirado de uma reformulação imediata. A emissora voltou a analisar uma possível promoção de Márcio Bonfim para o Show da Vida. Internamente, o âncora do NE2 é visto como um nome versátil e de credibilidade, além de ser dono de uma voz inconfundível, que poderia até mesmo ser utilizada para a narração de conteúdos do dominical. A sua migração para o Rio de Janeiro é vista apenas como questão de tempo, mesmo que ele não seja escolhido para a vaga.

O Fantástico é o responsável por um dos maiores faturamentos da Globo e tem papel estratégico na programação dominical da rede. A emissora teme que um erro de escalação ou outra reformulação malsucedida poderá causar estragos em diversos sentidos: uma possível perda de interesse dos telespectadores pela atração poderia provocar efeito cascata nas audiências dos programas que o antecedem e sucedem na grade. O Domingão, ainda em fase de implantação, depende da revista eletrônica para turbinar sua média — os índices dele crescem exponencialmente durante os últimos 30 minutos no ar, quando o público que consome o jornalístico começa a ligar a televisão.

Um formato desinteressante ou simplesmente rejeitado pelos telespectadores também causaria impacto direto na audiência dos programas que vem depois do Show da Vida, como o próprio Big Brother Brasil. Com a exceção das últimas duas edições, que se tornaram fenômenos multiplataforma, o reality show sempre dependeu da entrega da revista eletrônica para ter bons índices aos domingos. Se o jornalístico caia por um algum motivo, não era nada raro que a formação de Paredão fosse até mesmo ultrapassada pelo Programa Silvio Santos, do SBT.

TV Pop apurou que, dentre os vários cenários avaliados pelos executivos da Globo, existe até mesmo uma chance de que Tadeu Schmidt ganhe uma sobrevida como apresentador do Fantástico. Uma ala da emissora defende que ele seja mantido no comando do dominical por mais alguns anos se aceitar o convite para o Big Brother Brasil, repetindo os passos adotados por Pedro Bial nos primeiros anos do formato. Para alguns gestores, a manutenção dele no posto de âncora da principal revista eletrônica do país poderá aumentar a credibilidade do reality e não seria um problema para as ações comerciais do programa, que poderiam ser assumidas por terceiros, como Ana Clara Lima.

Schmidt, no entanto, tem um pepino em suas mãos. O jornalista tem dito e repetido para amigos próximos que não se sente confortável em assumir o BBB, apesar de ter ficado lisonjeado com o convite. Ele, no entanto, também está ciente de que a recusa em ir para um dos principais produto de Entretenimento da Globo provocará o início de um processo de fritura, que inevitavelmente culminará com a sua demissão ao término de seu contrato, no final do próximo ano. Ou seja: é melhor ele se acostumar com a ideia ou já ir fazendo currículos para mandar para a Record.

Leia mais