Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
MUDANÇAS A CAMINHO?

Globo ignora Encontro com Fátima Bernardes na programação de 2022

Foto da apresentadora Fátima Bernardes
Fátima Bernardes foi barrada de apresentação da nova programação da Globo (foto: João Cotta/TV Globo)

Há uma semana, a Globo organizou um megaevento para o mercado publicitário para apresentar uma série de novidades previstas para a sua programação do próximo ano e, em simultâneo a isso, lançou também um portal com oportunidades comerciais de atrações que já estão no portfólio regular de atrações da emissora. E, dentre várias reformulações e criações, uma ausência acabou por também chamar a atenção: o Encontro simplesmente não aparece nos programas com comercialização válida para 2022. Fátima Bernardes, por sua vez, também não esteve no evento — que teve a maior parte de suas gravações em meio ao seu período de licença médica para um procedimento no ombro.

Seu afastamento das telinhas, no entanto, não justifica a exclusão do Encontro das atrações comercializadas para as agências de publicidade. Ana Maria Braga, por exemplo, também não esteve no evento de lançamento da nova programação, e mesmo assim a rede não deixou de vender o Mais Você. O É de Casa, exibido nas manhãs de sábado, já recebeu até mesmo uma versão atualizada de seu plano comercial — no original, Cissa Guimarães ainda aparecia como apresentadora, no documento atualizado, só são citados Ana Furtado, André Marques, Manoel Soares e Patrícia Poeta.

A Sessão da Tarde, ainda com futuro incerto para a programação do próximo ano, surge com destaque entre as oportunidades para as marcas. Para a Globo, os filmes levados ao ar no espaço são uma oportunidade única de anunciar em um programa com “potencial de atratividade multigeracional”, reconhecido por trazer aos telespectadores “temáticas universais, dramas inspiradores e histórias que reforçam o amor, a união, a amizade, o afeto e a superação”. O bloco, por sinal, é vendido como opção garantida para todo o ano, com exibição teoricamente válida até dezembro.

A exclusão do Encontro é um caso praticamente único: todos as outras atrações regulares da líder de audiência foram citados no evento ou estão presentes na página de oportunidades comerciais, incluindo telejornais e programas jornalísticos. A única exceção fica para o Caldeirão — porém, no caso dele, há uma explicação. A Globo ainda não definiu quais conteúdos serão transmitidos no formato de Marcos Mion a partir do próximo ano, e apenas bateu o martelo pela continuidade do comunicador nas tardes de sábado. Ele, porém, não foi esquecido pela emissora, e foi convocado para apresentar diversos vídeos institucionais veiculados para os anunciantes.

TV Pop apurou que o Encontro, de fato, está com a sua comercialização suspensa. A agência responsável por administrar a conta de uma importante rede de hipermercados tentou procurar a Globo para alinhar a compra de um pacote de ações de merchandising testemunhal para o primeiro trimestre, e foi alertada de que a vendagem do programa de Fátima Bernardes não está sendo feita, e que as oportunidades da revista eletrônica para 2021 já foram integralmente comercializadas. A emissora, porém, não justificou o motivo para interromper as vendas do matinal — é de se imaginar que a atração vá passar por uma grande reformulação em seu formato, ou até mesmo troque as manhãs pelas tardes, como já chegou a ser ventilado anteriormente.

Leia mais