A Globo diz que segue na liderança de audiência do Campeonato Brasileiro de 2025, mesmo com a divisão dos direitos de transmissão entre Record, Cazé TV e Amazon. Segundo dados divulgados pela emissora, mais de 99 milhões de pessoas assistiram aos jogos da atual edição por meio da TV aberta, SporTV e Premiere, plataforma de pay-per-view. A empresa usa nova métrica que considera diferentes plataformas.
De acordo com a Globo, os dez jogos mais assistidos do Brasileirão até o momento foram exibidos por ela na TV aberta. O destaque vai para Flamengo x Palmeiras, transmitido no último dia 25 de maio, que registrou recordes em São Paulo e no Rio de Janeiro. A Record, que também transmite partidas, aparece apenas na 11ª colocação da lista, com jogos exibidos às quartas, sábados e domingos.
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No Painel Nacional de Televisão, a Globo sustenta uma média de 17 pontos, mais que o dobro da média da Record, que registra 8 pontos. Ainda segundo a emissora, 49 milhões de pessoas acompanharam exclusivamente as transmissões de TV aberta. Nos canais pagos, SporTV e Premiere ocupam oito das dez maiores audiências, sendo as outras duas pertencentes à Amazon e à Cazé TV.
A Globo também destacou a presença do público jovem. Segundo dados divulgados pela coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, cerca de 20 milhões de pessoas entre 18 e 34 anos acompanham os jogos pelas suas plataformas. A faixa etária tem grande relevância por conta da atuação da Cazé TV, que possui forte engajamento com adolescentes e jovens adultos nas redes.
Outro dado da nova ferramenta de audiência esportiva da Kantar Ibope Media aponta que 89,3% do consumo de partidas do Brasileirão 2025 ainda é feito em televisores domésticos. Telas menores, como smartphones e tablets, somam 8,2% da audiência, enquanto notebooks e computadores respondem por apenas 2,4% do total.
Desde o início da temporada, a Kantar Ibope passou a utilizar a ferramenta Sports Audience Measurement, que calcula o alcance total somando exibições em diferentes plataformas. A metodologia foi apresentada em abril, durante evento da Record, e tem sido usada pelas emissoras como parâmetro de desempenho.
A mudança, no entanto, gerou críticas de outras empresas. O Google, em evento com a imprensa no fim de maio, afirmou que a nova métrica prestou um “desserviço”, pois ignora o consumo de vídeos fora do ambiente doméstico e em dispositivos móveis. Segundo a companhia, esse tipo de medição prejudica plataformas como o YouTube.
Ainda conforme o Google, o consumo de conteúdo esportivo aumentou 20% na plataforma em 2024, totalizando 2 bilhões de horas assistidas. A empresa também informou que transmissões ao vivo, reacts e mesas-redondas cresceram 35% no período. No entanto, os dados ainda não incluem o desempenho do Brasileirão 2025, que passou a ser transmitido no YouTube em março.


