NOVA FERRAMENTA

Globo diz que lidera audiência do Brasileirão mesmo com Record e Cazé TV

Dados mostram que mais de 99 milhões assistiram ao torneio na emissora, que alega ter os dez jogos mais vistos da atual edição

Luís Roberto com microfone auricular no estádio durante transmissão esportiva da Globo
Luís Roberto durante participação no Jornal Nacional; Globo diz que lidera audiência com transmissões do Brasileirão (foto: Reprodução/Globo)

Compartilhe:

A Globo diz que segue na liderança de audiência do Campeonato Brasileiro de 2025, mesmo com a divisão dos direitos de transmissão entre Record, Cazé TV e Amazon. Segundo dados divulgados pela emissora, mais de 99 milhões de pessoas assistiram aos jogos da atual edição por meio da TV aberta, SporTV e Premiere, plataforma de pay-per-view. A empresa usa nova métrica que considera diferentes plataformas.

De acordo com a Globo, os dez jogos mais assistidos do Brasileirão até o momento foram exibidos por ela na TV aberta. O destaque vai para Flamengo x Palmeiras, transmitido no último dia 25 de maio, que registrou recordes em São Paulo e no Rio de Janeiro. A Record, que também transmite partidas, aparece apenas na 11ª colocação da lista, com jogos exibidos às quartas, sábados e domingos.

Netflix e Embratur anunciam acordo de cooperação para promover turismo brasileiro
Sucesso no Prime Video, Muito Esforçado pode ganhar segunda temporada

No Painel Nacional de Televisão, a Globo sustenta uma média de 17 pontos, mais que o dobro da média da Record, que registra 8 pontos. Ainda segundo a emissora, 49 milhões de pessoas acompanharam exclusivamente as transmissões de TV aberta. Nos canais pagos, SporTV e Premiere ocupam oito das dez maiores audiências, sendo as outras duas pertencentes à Amazon e à Cazé TV.

A Globo também destacou a presença do público jovem. Segundo dados divulgados pela coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, cerca de 20 milhões de pessoas entre 18 e 34 anos acompanham os jogos pelas suas plataformas. A faixa etária tem grande relevância por conta da atuação da Cazé TV, que possui forte engajamento com adolescentes e jovens adultos nas redes.

Outro dado da nova ferramenta de audiência esportiva da Kantar Ibope Media aponta que 89,3% do consumo de partidas do Brasileirão 2025 ainda é feito em televisores domésticos. Telas menores, como smartphones e tablets, somam 8,2% da audiência, enquanto notebooks e computadores respondem por apenas 2,4% do total.

Desde o início da temporada, a Kantar Ibope passou a utilizar a ferramenta Sports Audience Measurement, que calcula o alcance total somando exibições em diferentes plataformas. A metodologia foi apresentada em abril, durante evento da Record, e tem sido usada pelas emissoras como parâmetro de desempenho.

A mudança, no entanto, gerou críticas de outras empresas. O Google, em evento com a imprensa no fim de maio, afirmou que a nova métrica prestou um “desserviço”, pois ignora o consumo de vídeos fora do ambiente doméstico e em dispositivos móveis. Segundo a companhia, esse tipo de medição prejudica plataformas como o YouTube.

Ainda conforme o Google, o consumo de conteúdo esportivo aumentou 20% na plataforma em 2024, totalizando 2 bilhões de horas assistidas. A empresa também informou que transmissões ao vivo, reacts e mesas-redondas cresceram 35% no período. No entanto, os dados ainda não incluem o desempenho do Brasileirão 2025, que passou a ser transmitido no YouTube em março.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.