A Globo demitiu a comentarista Fabíola Andrade, após 15 anos de atuação no jornalismo esportivo da emissora. A profissional, que atuava no SporTV desde 2010, foi dispensada em meio a novos cortes pontuais na equipe de esportes, motivados por mudanças na grade e avaliação interna de desempenho. A informação é da coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo.
Segundo a publicação, a decisão da Globo teve dois fatores principais. O primeiro foi a redução de transmissões ao vivo no canal SporTV. Neste ano, o canal deixou de exibir a Série B do Campeonato Brasileiro, onde Fabíola Andrade atuava regularmente. O segundo motivo foi a insatisfação da direção com o desempenho da comentarista em programas e eventos esportivos.
Ator da Globo se arrepende e apaga conteúdo intenso de plataformas: “Não gosto de falar”
Marieta Severo doa material e viabiliza construção de cinco casas no Retiro dos Artistas
Fabíola atuava como comentarista desde 2020. Antes disso, passou uma década como repórter cobrindo os principais clubes paulistas. Também foi apresentadora do Redação SporTV, comandado por Marcelo Barreto, até 2021, além de participar de atrações como Tá na Área, Conexão Rússia e Bem, Amigos!.
Esta foi a segunda passagem de Fabíola Andrade pela Globo. Entre 2000 e 2004, trabalhou como repórter da emissora líder em Minas Gerais. Em seguida, mudou-se para São Paulo e atuou na Band, entre 2005 e 2010. No SporTV, ganhou espaço e se firmou como comentarista e apresentadora até a decisão pela dispensa.
A comentarista se pronunciou sobre a saída da Globo em sua conta no Instagram após a notícia. “Eu sou inquieta. Eu já queria sair da TV faz algum tempo, e dessa vez deu certo”, escreveu, sem dar mais detalhes sobre os próximos passos. A Globo confirmou a saída em comunicado. “Fabíola Andrade não faz mais parte da equipe do Esporte da Globo”, disse a assessoria de imprensa.


