REFORMA GERAL

Globo prepara mudanças nos telejornais locais e avalia futuro de Alan Severiano

Emissora discute ajustes nos telejornais locais após baixos índices; SP1 e DF1 são as maiores preocupações da direção

Alan Severiano de terno escuro e gravata azul apresentando o SP1 no estúdio da TV Globo em São Paulo
Alan Severiano no SP1; Globo planeja mudanças nos telejornais locais (foto: Globo/Marcos Rosa)

Compartilhe:

A Globo avalia promover mudanças profundas em seus telejornais locais nos próximos meses. A emissora tem dado atenção especial ao desempenho do SP1 e do DF1, que apresentam resultados abaixo do esperado. A situação no noticiário de São Paulo preocupa ainda mais, já que o apresentador Alan Severiano é considerado internamente como carta fora do baralho e pode deixar a função em breve.

De acordo com informações divulgadas pela coluna Canal D, do jornal O Dia, a Globo estuda reformular parte de sua grade de jornalismo regional para tentar recuperar público. A preocupação com a audiência não se restringe aos telejornais nacionais e aos programas da GloboNews, mas também atinge o noticiário das praças, que têm enfrentado queda de público.

Alan Severiano assumiu o comando do SP1 em outubro de 2021, substituindo César Tralli. Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1997, ele iniciou a carreira na TV Universitária, em Natal. Passou pela TV Cultura e pela EPTV Ribeirão, afiliada da Globo em Ribeirão Preto, antes de integrar a equipe da Globo São Paulo em 2001.

O jornalista construiu uma carreira de sucesso dentro da emissora, atuando como repórter nos principais telejornais da casa, além de ter experiência na GloboNews. Entre 2013 e 2017, foi correspondente internacional em Nova York, onde participou de grandes coberturas, como os desdobramentos do sequestro de Patrícia Abravanel e Silvio Santos (1930-2024), ocorrido em 2001.

Em 2019, Alan Severiano começou a aparecer como apresentador eventual do SPTV. Durante a crise sanitária, em maio de 2020, chegou a comandar interinamente a segunda edição do telejornal. No ano seguinte, herdou oficialmente o SP1, após a ida de César Tralli para o Jornal Hoje. Segundo a publicação, sua permanência no posto passa a ser incerta com os novos planos da Globo.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.