RICTV, AGORA SEM O PONTO

Prejuízo milionário faz afiliada da Record recuar sobre mudança de nome

Foto da divulgação da nova marca da RIC, afiliada da Record
Afiliada da Record no Paraná lançará nova marca nesta segunda-feira (foto: Reprodução/RIC)

Há quatro dias, a reportagem do TV Pop antecipou com exclusividade um dos segredos mais mal guardados da história da TV no Paraná: a nova marca e a nova nomenclatura da RIC, afiliada da Record no estado. O canal, que pertence a um dos maiores conglomerados de mídia do sul do país, não poupou esforços em montar uma gigantesca campanha publicitária, prometendo ao público algo revolucionário e nunca antes visto. A tal revolução, porém, foi cancelada: a única novidade que irá ao ar na noite desta segunda-feira (6) será a volta do nome RIC TV, utilizado até 2019.

Inicialmente, a emissora passaria a se chamar RIC.tv — com o ponto mesmo, lê-se “RIC ponto tv”, da mesma forma que são lidos endereços de sites. E foi justamente isso que acabou azedando os planos dos executivos da afiliada. Apesar da nova identidade visual ter sido criada há meses, conforme publicações dos executivos nas redes sociais, ninguém percebeu de que o novo nome da TV era um domínio cibernético que, para piorar, já havia sido comprado por outra empresa, que aceita revender o endereço por US$ 100 mil, cerca de R$ 569.602,00 na cotação atual do dólar.

Os executivos da parceira da Record só descobriram que o novo nome do canal era um site depois de terem acessado o TV Pop na semana passada. Desde então, os bastidores da RIC viraram um verdadeiro caos. Um dos diretores teve um ataque de pelanca quando viu a imagem da nova canopla dos microfones publicada antes da hora, e jurou que iria descobrir quem foi o responsável pelo vazamento da foto. Mas, como não adianta chorar pelo leite derramado, ele sequer teve tempo hábil para promover uma caça as bruxas entre os funcionários.

Nova identidade visual da RIC, afiliada da Record
Afiliada da Record no Paraná passaria a se chamar RIC.tv (foto: Reprodução/TV Pop)

Sem caixa para investir meio milhão na compra de um domínio — além do fato de que o conglomerado já tem um portal de notícias consolidado, o diretor teve que suspender as folgas de todos os funcionários do departamento de criação visual da emissora para refazer toda a identidade visual em tempo recorde. Na noite de hoje, o público não verá o nascimento da tão sonhada RIC.tv, que era planejada há pelo menos seis meses, e será presenteado com o renascimento improvisado da marca RIC TV, que havia sido aposentada há dois anos, justamente pela empresa ter virado mais do que uma simples emissora de televisão. Para não dizer que é literalmente uma volta ao passado, mudou a forma que a marca é estilizada: a partir de agora, a grafia será RICtv.

Todo o material produzido com a marca RIC.tv foi descartado. Os microfones, que já haviam sido adesivados com o novo nome, estão sendo novamente trocados, dessa vez sem o ponto final, que não tinha utilidade alguma. Além do retorno do antigo nome, a afiliada da Record apresentará aos telespectadores na noite desta segunda-feira uma nova identidade visual, com cores berrantes e tendências minimalistas, como o grafismo lançado nacionalmente pela Globo na semana passada.

Leia mais