A Globo definiu mudanças na exibição do Profissão Repórter para 2026. O programa comandado por Caco Barcellos voltará às suas origens e será exibido como parte do Fantástico em uma temporada reduzida. A decisão foi tomada devido ao calendário apertado da emissora no primeiro semestre, que inclui a Copa do Mundo, realities e a cobertura das eleições presidenciais.
Segundo apuração da Folha de S.Paulo, a emissora avaliou que o espaço disponível na grade entre janeiro e outubro não permitiria a exibição do Profissão Repórter em horário adequado. Com isso, a produção terá presença fixa apenas no segundo semestre do ano que vem, retomando o formato de quadros dentro do Fantástico.
A Globo ainda não definiu todos os detalhes sobre como será a nova fase do programa, mas já está certo que dois quadros da revista eletrônica levarão o nome Profissão Repórter. A proposta é manter a identidade do jornalismo investigativo, com foco em reportagens aprofundadas e participação de jovens jornalistas.
Apesar da mudança de formato, não haverá cortes na equipe. Caco Barcellos permanece à frente do projeto, que seguirá com seu time tradicional. Iniciado em 1995, como um quadro do Fantástico, retornou em 2006 e teve três edições especiais nas noites de quinta-feira, em 2007. Estas edições foram ao ar nos dias 30 de agosto de 2007, 18 de outubro de 2007 e 13 de dezembro de 2007.


