A novela Cordel Encantado, exibida originalmente em 2011, volta ao ar no Globoplay Novelas a partir de 15 de dezembro. Produzida pela Globo, a trama foi a primeira da emissora gravada inteiramente em 24 quadros por segundo, padrão utilizado no cinema, e será exibida de segunda a sábado, às 20h05, com maratona semanal aos domingos a partir das 11h.
A substituta de Além do Tempo (2015) marcou época ao adotar uma estética visual diferenciada para a televisão brasileira. Até então, as novelas da Globo eram captadas em 30 quadros por segundo, resultando em imagens mais suaves. A experiência com o padrão cinematográfico já havia sido testada em capítulos iniciais de Paraíso Tropical (2007), mas Cordel Encantado foi a primeira produção totalmente gravada nesse formato.
Com direção artística de Amora Mautner e Ricardo Waddington, e roteiro de Duca Rachid e Thelma Guedes, a trama abriu caminho para outras novelas passarem a usar o mesmo padrão de gravação. Em 2012, Avenida Brasil e Cheias de Charme seguiram o modelo adotado pela obra que une o sertão nordestino ao universo da realeza europeia.
Cordel Encantado conta a história de Açucena (Bianca Bin), jovem criada em Brogodó sem saber que é, na verdade, a princesa Aurora, herdeira do trono de Seráfia do Norte. Jesuíno (Cauã Reymond), seu par romântico, é um sertanejo que também desconhece suas origens: ele é filho legítimo do temido cangaceiro Capitão Herculano, interpretado por Domingos Montagner (1962-2016).
Além de Cauã Reymond, Bianca Bin e Bruno Gagliasso, que vive o vilão Timóteo, a novela da Globo conta com um elenco de peso. Débora Bloch, Nathalia Dill, Carmo Dalla Vecchia, Luiz Fernando Guimarães, Marcos Caruso e Matheus Nachtergaele também integram a produção.


