NOVO TRABALHO

Gustavo Reiz retorna à Globo para escrever novelas verticais após fracasso de Fuzuê

Autor dispensado em maio do ano passado desenvolverá microdramas para o Globoplay e redes sociais; primeiro projeto terá direção de Marcelo Zambelli

Autor Gustavo Reiz usando camisa preta e pulseiras, gesticulando com a mão direita em frente a uma fonte decorativa
Gustavo Reiz terá nova oportunidade na Globo; autor de Fuzuê vai escrever folhetins verticais na emissora (foto: Globo/João Miguel Júnior)

Compartilhe:

O autor Gustavo Reiz acertou seu retorno à Globo para investir em um novo formato de teledramaturgia. Dispensado da emissora em maio do ano passado, o roteirista foi contratado para escrever duas novelas verticais, conhecidas como microdramas. As produções serão desenvolvidas especificamente para exibição no catálogo do Globoplay e para distribuição nas redes sociais da plataforma de streaming.

A realização das tramas acontecerá por meio de uma parceria com a produtora Formata. O primeiro projeto encabeçado por Reiz já tem cronograma definido e deve começar a ser trabalhado em janeiro. A direção ficará a cargo de Marcelo Zambelli, profissional que também possui experiência na teledramaturgia da casa e comandará os trabalhos artísticos dessa nova empreitada digital.

A informação é da coluna Play, do jornal O Globo. O retorno de Gustavo Reiz acontece após o fim de seu contrato fixo, que não foi renovado em decorrência do desempenho de Fuzuê (2023). A novela das sete terminou sua exibição com o título de pior audiência da história do horário na Globo, o que motivou a saída do escritor na época.

Gustavo Reiz escreveu novelas na Record

Antes de sua passagem pela líder de audiência, o autor construiu uma carreira de êxito na concorrência. Assumidamente apaixonado pelo gênero, ele estreou como roteirista em Os Ricos Também Choram (2005), no SBT. Na Record, assinou obras como Sansão e Dalila (2011), Dona Xepa (2013), Escrava Mãe (2016) e Belaventura (2017), que alavancaram seu nome no mercado.

A sinopse de Fuzuê havia sido aprovada pela Globo ainda em 2020, mas o projeto enfrentou diversos adiamentos devido à crise sanitária. A trama só saiu do papel efetivamente em 2023, carregando a difícil missão de substituir o grande sucesso Vai na Fé. No entanto, a recepção morna do público e os números baixos acabaram abreviando a primeira passagem do novelista pelo canal.

Globo aposta em folhetins para celular

A nova aposta da Globo em novelas verticais surge após a observação do crescimento exponencial desse formato no Brasil, impulsionado por sucessos como A Vida Secreta do Meu Marido Bilionário, segundo o Notícias da TV. Fenômeno em redes como o TikTok, esse tipo de drama caracteriza-se por capítulos curtos, de até cinco minutos, com ganchos fortes e edição ágil, pensados para o consumo em telas de celulares.

Além dos projetos de Gustavo Reiz, a emissora já possui outros lançamentos engatilhados. A trama Tudo por uma Segunda Chance, protagonizada por Debora Ozório e Daniel Rangel, com Jade Picon como vilã, estreia nas redes na próxima terça-feira (25). Já Cinderela e o Segredo do Pobre Milionário, estrelada pelo cantor Gustavo Mioto, chegará ao Globoplay e às redes sociais em 12 de dezembro.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.