O Grupo Globo lançou nesta quarta-feira (3) a Pedra Fundamental de sua nova sede em Brasília. O empreendimento será construído no Setor de Rádio e TV Sul e reunirá, pela primeira vez, todas as empresas do conglomerado em um único endereço no centro da capital federal. A emissora será vizinha da Record na região.
O início da construção marca as celebrações dos 100 anos do Grupo Globo, completados em 2025, e simboliza um novo capítulo na história da empresa. Batizado de Edifício Roberto Marinho, o local vai abrigar as equipes da TV Globo, G1, jornal O Globo, Valor Econômico e rádio CBN. A previsão é que a obra dure dois anos.
A unificação permitirá integrar os produtos de forma mais eficiente. O projeto prevê estúdios modernos, redações multimídia, ilhas de edição, espaços colaborativos e áreas técnicas avançadas. Paulo Tonet Camargo, vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo, celebrou o início da trajetória do novo momento.
“É um sonho antigo de nós conseguirmos colocar todos, toda a família Globo, em um mesmo prédio – e convivermos todos numa mesma casa. Rádio CBN, redação de O Globo e do Valor, redação da TV Globo, G1, a direção, área comercial”, afirmou o executivo. Atualmente, as áreas estão distribuídas por diferentes imóveis de Brasília.
Estrutura da nova sede da Globo
O edifício terá seis andares e foi pensado para atender às demandas da TV 3.0. As equipes de cada veículo serão divididas pelos pavimentos, mas poderão interagir em uma área de convivência comum. Manuel Belmar, diretor de Infraestrutura da Globo, detalhou que haverá duas redações e um ambiente corporativo integrado.
“É um sonho antigo que a gente tangibilizou e vai transformar em realidade. Daqui a 2 anos, a gente vai poder tomar partido de todas as tecnologias que estão evoluindo de uma forma muito rápida –e que a gente vai trazer como parte essencial desse novo edifício”, explicou o executivo do conglomerado..
A construção também prioriza soluções sustentáveis. O projeto de engenharia do novo prédio da Globo conta com sistemas de eficiência energética, aproveitamento da luz natural e gestão inteligente de água e resíduos. A localização, no Setor de Rádio e TV Sul, facilita o acesso a linhas de ônibus e estações do Metrô.
Nicodemos Venâncio Junior, presidente do Grupo Venâncio e parceiro no empreendimento, destacou a importância do investimento. “Hoje, o Grupo Globo lança a pedra fundamental de um novo empreendimento, pensado já para fazer frente à TV 3.0. E também traz para Brasília um investimento dessa monta, dessa tecnologia”, declarou.


