Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
13ª TEMPORADA

A Fazenda vence novela da Globo, mas se despede sem vencer The Voice

Adriane Galisteu na final de A Fazenda 13
13ª temporada de A Fazenda chegou ao fim sem vencer a Globo (foto: Reprodução/Record)

A previsível vitória do influenciador Rico Melquiades não representou uma melhora substancial nos índices de A Fazenda 13. Em sua última noite no ar, o reality marcou média de 12,1 pontos na Grande São Paulo e não foi além da segunda colocação, posição mantida na maior parte dos episódios desta temporada da competição — que, diferentemente do ano passado, foi ultrapassada pelo SBT em diversos episódios, principalmente nos finais de semana e nos dias de jogos da Libertadores da América, que turbinavam o desempenho da emissora de Silvio Santos.

De acordo com os dados prévios da principal metrópole do país, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, o desfecho do formato comandado por Adriane Galisteu atingiu pico de 13,4 pontos de audiência às 23h56. Em seu horário completo de exibição, entre 22h58 e 0h35, o programa da Record acabou superado pela Globo e encerrou seu ciclo de episódios de 2021 sem nunca ter superado a rival em média, ficando na primeira colocação apenas em determinados momentos. Na noite desta quinta-feira (16), foram 44 minutos não consecutivos na liderança.

Mesmo com o considerável período de tempo a frente da Globo, a atração não encerrou a sequência vitoriosa do The Voice Brasil: a competição musical da Globo manteve a invencibilidade obtida durante toda a sua temporada e cravou 14,1 pontos de média, contra 12,2 dos famosos confinados em Itapecerica da Serra. A Record, no entanto, voltou a se impor diante da reapresentação de Verdades Secretas: o placar foi de 11,8 a 9,9 pontos enquanto o folhetim de Walcyr Carrasco concorreu com o desfecho do programa rural.

No horário completo da consagração de Rico Melquiades como o mais novo milionário do país, a Globo foi líder com média de 13,3 pontos. O SBT, com a exibição do Programa do Ratinho e de parte de A Praça é Nossa, ficou na terceira colocação com 5,0 pontos, seguido por 0,7 da Band, com os minutos finais de um telejornal e uma partida da NBA. A RedeTV!, com o Sensacional e um programa de Luís Ernesto Lacombe, e a Record News empataram na quinta colocação, com 0,3 ponto de média.

Mesmo com índices substancialmente inferiores aos obtidos em sua temporada do ano passado, a última comandada por Marcos Mion, A Fazenda 13 encerrou a sua trajetória como a terceira atração da Record com mais público ao decorrer de 2021. A competição rural acumulou média de 9,2 pontos na Grande São Paulo, uma queda de 29% em relação aos 13,0 da 12ª edição, e só foi menos vista do que as edições diárias do Jornal da Record e a novela bíblica Gênesis. Foi, no entanto, o sexto pior desempenho da história do formato.

A pior performance da história das edições de A Fazenda foi obtida há nove anos, quando uma temporada com anônimos (Fazenda de Verão) marcou média de 6,7 pontos. Na sequência, surgem ciclos habituais da atração, com a disputa entre celebridades: 8,2 com A Fazenda 11 (2019), 8,6 com A Fazenda 9 (2017), 8,8 com A Fazenda 7 (2014) e 8,9 com A Fazenda 6 (2013).

Leia mais