PUXOU O PAI

Patricia Abravanel foi uma das criadoras da nova programação do SBT

Foto de Silvio Santos e Patricia Abravanel
Patricia Abravanel puxou o pai e promoveu mudanças na programação do SBT (foto: Reprodução)

A programação que o SBT planeja lançar no próximo mês não teve nenhuma participação de Silvio Santos. Diferentemente do que chegou a ser ventilado, o empresário não se envolveu em nada relacionado ao assunto e simplesmente autorizou a movimentação, que acontecerá por iniciativa de uma de suas filhas. Seguindo os passos do pai, que costuma brincar de programador em suas horas vagas, Patricia Abravanel foi a principal mentora das novidades que a emissora apresentará — se nada mudar — no dia 10 de janeiro.

A reportagem do TV Pop apurou que ela foi a responsável direta pela criação do SBT Notícias. Assumidamente fã do trabalho de Darlisson Dutra, a herdeira de Silvio Santos se esforçou e decidiu trabalhar internamente para que o seu pupilo ganhasse mais espaço dentro da emissora. Foi pelas mãos dela que ele se tornou apresentador do bloco de notícias do Vem Pra Cá — e os maiores índices da revista eletrônica eram, geralmente, obtidos justamente quando ele estava no ar. Mais recentemente, ele participou de algumas edições do Jogo dos Pontinhos também a convite dela.

Mesmo que de maneira mais discreta do que o seu pai, Patricia Abravanel não esconde sua preocupação com os números do canal. E não só os números de audiência. Antes de tentar emplacar as suas ideias para a programação, ela fez questão de avaliar também a viabilidade econômica dos projetos. O telejornal da hora do almoço só sairá do papel por conta de sua boa aceitação diante do mercado publicitário, que acenou receptivamente ao projeto logo de cara, mesmo com as dificuldades habituais provocadas pelo recesso de final de ano.

Para o departamento Comercial do SBT, as novidades também foram recebidas com empolgação. Há o entendimento de que o retorno do Bom dia & Cia para o seu horário tradicional poderá ser benéfico até mesmo para o faturamento do programa, já que ele voltará a ser transmitido para todo o país durante mais de uma hora. Com isso, haverá mais facilidade de comercializar a atração, mesmo com os impedimentos das agências regulatórias, que controlam com mãos de ferro a publicidade destinada para o público infanto-juvenil.

O setor também aprovou a criação de um jornalístico local na hora do almoço. O SBT Notícias terá a função de solidificar a imagem da emissora diante do público da Grande São Paulo, até então sem nenhum espaço de programação regional na emissora, e também servirá para estreitar os laços da emissora com a Conmebol. O novo jornalístico terá uma parte exclusivamente ocupada por assuntos esportivos, atendendo ao pedido da confederação para aumentar a exposição da Libertadores da América, antes restrita aos dois programas esportivos da casa e ao SBT Brasil.

Leia mais