Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

CNN Brasil afasta apresentadores às pressas após casos de gripe

Jairo Nascimento e Muriel Porfiro nos estúdios da CNN Brasil
Jairo Nascimento e Muriel Porfiro foram afastado às pressas pela CNN Brasil (foto: Reprodução/CNN Brasil)

A manhã desta terça-feira (28) foi de correria nos bastidores da CNN Brasil. Casos de Influenza H3N2 e novos focos de contaminação pela Covid-19 causaram tumulto na emissora, que, preventivamente, precisou afastar às pressas os apresentadores Jairo Nascimento e Muriel Porfiro, que estavam escalados para comandar o Live CNN durante o plantão de Réveillon. A dupla, que só chegou a dar expediente na segunda (27), foi substituída pelo repórter Renan Fiuza, que nunca havia comandado uma edição do formato — e que estava visivelmente perdido na apresentação do matinal.

Internamente, comenta-se que a empresa está enfrentando um pico de contaminações de H3N2 entre os seus funcionários em simultâneo com novos casos de coronavírus. Em apenas dois dias, quatro colaboradores foram afastados com diagnósticos positivos do novo coronavírus. Marcela Rahal, titular do Live, estava escalada para dar expediente na semana do Ano Novo, mas sequer chegou a trabalhar por conta de sintomas gripais. Ela é casada com Rafael Colombo, âncora do Novo Dia, que segue no ar — o casal tomou medidas preventivas de isolamento em sua casa.

Essa não é a primeira vez que a CNN Brasil sofre com aumentos inesperados do número de casos de Covid-19 entre os seus contratados. Em outubro do ano passado, a emissora chegou a ter oito profissionais de vídeo, entre apresentadores e analistas, afastados simultaneamente com diagnósticos positivos da doença. Neste ano, um novo pico de contaminações atingiu a Redação paulistana do canal, que se viu obrigado a mandar diversos âncoras para o regime de home office, além de ter convocado jornalistas de outras cidades para substituir os colegas de São Paulo.

Nos bastidores, profissionais tem dito que os executivos da rede tentaram poupar custos nas medidas para prevenir que a emissora fosse atingida pelo aumento no número de casos de gripe. A emissora optou por arcar apenas com os custos das vacinas de funcionários contratados pela CLT, orientando colaboradores em regime de Pessoa Jurídica e os prestadores de serviços de outras empresas a procurarem outras maneiras de se imunizarem. A vacina da gripe, cabe salientar, ainda não abrange a cepa H3N2 do Influenza.

A reportagem do TV Pop entrou em contato com a assessoria de imprensa do canal de notícias. Em nota oficial, a emissora afirma que decidiu tomar medidas preventivas por conta do retorno dos profissionais após os recessos de final de ano, e que optou por fazer uma testagem em massa entre os seus funcionários, seguindo protocolos “adotados sob orientação de médicos infectologistas e com base nas orientações dos órgãos e autoridades de saúde”. A seguir, leia a íntegra do posicionamento da CNN:

A CNN Brasil está aplicando medidas de segurança para prevenir o surgimento de casos de Covid-19 e Influenza em suas operações em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, considerando o retorno dos plantões e das festas de final de ano. Entre outras ações preventivas para Covid-19, a emissora está realizando a testagem de todos os colaboradores diretos e terceirizados, ação que deve se estender ao longo de janeiro. Todos os protocolos estão sendo adotados sob orientação de médicos infectologistas e com base nas orientações dos órgãos e autoridades de saúde. Com relação aos apresentadores do Live, estão afastados uma vez que um deles testou positivo para Covid-19 mas encontra-se bem e assintomático.

Leia mais