Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
LUTO NO HUMOR

Morre o humorista Batoré, integrante de A Praça é Nossa, aos 61 anos

Foto do humorista Batoré
Batoré morreu por complicações derivadas de um câncer (foto: Divulgação/SBT)

Morreu na tarde desta segunda-feira (10) Ivanildo Gomes Nogueira, mais conhecido como o eterno Batoré de A Praça é Nossa. Ele estava internado em uma Unidade de Pronto Atendimento hospitalar de São Paulo e, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ele foi vítima de complicações causadas por um câncer. De acordo com o órgão, as demais informações sobre os detalhes do quadro clínico do humorista foram repassadas apenas para os familiares do artista.

Nascido no interior de Pernambuco, Nogueira se mudou para São Paulo quando ainda era criança. Antes de se tornar ator, chegou a ser jogador de futebol nas categorias de base dos times paulistanos. Como artista, criou o seu principal personagem, Batoré — em um raro caso de que a criatura se tornou maior do que o criador. As suas primeiras aparições na televisão foram no programa Show de Calouros, transmitido pelo SBT na década de 1980.

Com um visual marcante, Batoré se tornou conhecido pelos bordões “você é forgado” e “você pensa que é bonito, seu feio?” e pelas incontáveis piadas com a cidade de Mauá, em que viveu durante grande parte de sua vida. Dono de um humor escrachado, não era raro que o personagem zombasse de sua própria feiura e pobreza. Mesmo com o sucesso, ele acabou demitido do elenco de A Praça é Nossa em 2003, durante um processo de contenção de gastos do SBT.

Depois de sair da emissora de Silvio Santos, Ivanildo Gomes Nogueira chegou a ser eleito vereador pela cidade de Mauá nas eleições de 2008, com 4.778 votos — ele foi o terceiro mais votado para o cargo no pleito daquele ano. O artista chegou a ser reeleito em 2012, mas acabou sendo afastado após ser condenado por infidelidade partidária. Em 2016, o ator foi contratado pela Globo, em que deu vida ao delegado Queiroz na novela Velho Chico.

O seu trabalho mais recente na televisão foi justamente em A Praça é Nossa. Em 2019, quase duas décadas depois de seu afastamento, Batoré voltou a fazer parte do elenco do humorístico liderado por Carlos Alberto de Nóbrega. No entanto, ele não chegou a ser novamente contratado pelo SBT, e passou a fazer apenas participações especiais no programa.

Leia mais