Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
CRIATIVIDADE EM FALTA

SBT usurpa nome de telejornal da CNN Brasil para novo programa matinal

Foto do telejornal Novo Dia, do SBT
Novo Dia é o novo programa matinal do SBT no interior de São Paulo (foto: Reprodução/TV Thathi)

A falta de criatividade na televisão brasileira está em níveis alarmantes. Em mais um capítulo da ampliação de sua programação local, a TV Thathi — afiliada do SBT no Vale do Paraíba — decidiu tirar parte do espaço destinado ao Primeiro Impacto para estrear uma revista eletrônica regional. Até aí, tudo bem. O problema é o nome que a parceira do canal de Silvio Santos escolheu para batizar o seu novo projeto: o título escolhido foi Novo Dia, que já é utilizado pela CNN Brasil desde o seu lançamento, em março de 2020.

E não é só o nome do programa que é idêntico ao canal de notícias. Até mesmo as frases escolhidas pela emissora do interior de São Paulo para divulgar o seu novo programa fazem lembrar a campanha de divulgação de seu “irmão rico”, quando ainda era apresentado por Reinaldo Gottino e Taís Lopes. “Sejam bem-vindos ao seu Novo Dia. É começar cada novo dia bem informado, mas de maneira leve. Esse é o DNA do Novo Dia, o novo jornal matinal da TV Thathi SBT”, anunciou a apresentadora Marcela Mesquita.

Foto do pacote gráfico do telejornal Novo Dia, do SBT
Pacote gráfico do Novo Dia é semelhante ao americano Today (foto: Reprodução/TV Thathi)

O pacote visual do jornalístico, por sua vez, também parece ter sido inspirado em uma criação alheia: as cores e o formato escolhido pelo canal regional lembram bastante o Today, tradicional programa matinal da televisão americana. A coincidência de nomes dos jornalísticos, porém, pode ser justificada por um desleixo cometido pelos executivos da CNN Brasil. Apesar de utilizar o título há quase dois anos, o canal de notícias não se deu ao trabalho de registrar o nome no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o INPI — a afiliada de Silvio Santos também não o fez.

A TV Thathi é a parceira do SBT no Vale do Paraíba há menos de um ano. Inaugurada em 9 de maio de 2021, a emissora já se tornou uma das afiliadas da rede que mais produz atrações locais: além do controverso Novo Dia, que ocupa uma hora da programação matinal, o canal também exibe o feminino Vale Demais das 11h às 12h, o jornalístico Hora do Vale (entre 12h e 14h15) e o noturno Thathi Notícias, transmitido entre 19h20 e 19h45. Há também o Vale Demais, formato de entretenimento nas tardes de sábado, antes do Programa Raul Gil.

Leia mais