Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
CAOS NA BARRA FUNDA

Pane elétrica tira Balanço Geral Manhã do ar e Record zera na audiência

Eleandro Passaia no estúdio do Balanço Geral Manhã
Eleandro Passaia é o apresentador do Balanço Geral Manhã (foto: Reprodução/Record)

Uma pane elétrica no centro exibidor da Record São Paulo fez com que a emissora ficasse fora do ar durante cerca de quatro minutos nesta terça-feira (1º). Entre 6h15 e 6h18, os telespectadores que sintonizavam no canal para assistir o Balanço Geral Manhã se depararam com uma tela preta estática. O estrago na audiência foi imediato: a rede perdeu todo o público que tinha acumulado até o momento e registrou traço na medição minuto a minuto pela primeira vez neste ano — até então, o menor índice obtido por um conteúdo veiculado em 2022 era de 0,1 ponto.

Os dados prévios obtidos pelo TV Pop com fontes do mercado apontam que o telejornal de Eleandro Passaia marcava 1,0 ponto na Grande São Paulo no minuto em que a emissora saiu do ar, às 6h15. Já no minuto seguinte, a falha de transmissão espantou 80% dos telespectadores que estavam acompanhando o jornalístico, que caiu para apenas 0,2 ponto. A Record ainda registrou traço literal (0,0 ponto) às 6h17, índice que a colocou em último lugar de audiência, enquanto outras dez emissoras pontuavam ao menos um décimo.

Pouco depois das 6h18, o controle mestre do canal conseguiu voltar a operar normalmente, recolocando a emissora no ar: a audiência subiu para 0,3 ponto, menos da metade do índice da Band com o Bora SP no mesmo minuto (0,7) e mais próximo dos programas educativos da TV Brasil (0,2) do que da vice-liderança, ocupada naquele momento pelo SBT (2,5). O Balanço Geral Manhã só conseguiu ultrapassar o telejornal de Joel Datena sete minutos depois e, às 6h27, voltou a registrar o mesmo número que tinha antes do noticiário do dia ser trocado por uma tela preta.

Durante o seu horário completo de exibição, das 6h às 7h, a edição nacional do Balanço Geral Manhã teve um de seus piores resultados do ano. Eleandro Passaia teve média de apenas 1,0 ponto e marcou menos da metade da audiência do SBT, que cravou 2,5 com o Primeiro Impacto. O jornalístico empatou tecnicamente com a Band, que obteve 0,6 ponto de média, e ficou bem distante dos 6,9 registrados pelo Bom Dia São Paulo, da Globo. Por sinal, o índice da Record foi mais próximo da TV Brasil (0,2) do que do telejornal comandado por Dudu Camargo.

A reportagem apurou que o problema técnico aconteceu por conta de um curto circuito no master, que é literalmente o coração de uma emissora de televisão: o fornecimento de energia do local chegou a ser momentaneamente interrompido, tirando todos os sinais do canal no ar naquele momento. O estrago só não foi maior por ter acontecido em uma faixa destinada aos conteúdos de emissoras afiliadas — ou seja, a maior parte do país estava transmitindo programas regionais e acabou por não ser afetado pela falha técnica.

A Record não se comunica com o TV Pop e, portanto, não se manifestou sobre o problema técnico que tirou o Balanço Geral Manhã do ar.

Leia mais