Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
CAUSOU REVOLTA

Adrilles Jorge é demitido da Jovem Pan após gesto associado ao nazismo

Imagem com foto do programa Opinião, em que o comentarista Adrilles Jorge faz um gesto associado ao nazismo
Adrilles Jorge foi demitido da Jovem Pan após fazer um gesto associado ao nazismo (foto: Reprodução)

A Jovem Pan demitiu nesta quarta-feira (9) o comentarista político Adrilles Jorge, que causou polêmica após fazer um gesto associado ao nazismo durante a edição do programa Opinião transmitido na terça-feira (8). No final da atração, que falava sobre o caso do youtuber Monark, que defendeu a existência de um partido nazista no Brasil, o ex-BBB fez uma variação do “sieg heil”, saudação usada por Hitler e seus apoiadores na Alemanha Nazista. Após a repercussão, o grupo de comunicação decidiu demitir o jornalista.

“O nazismo matou 6 milhões de judeus, o comunismo matou mais de 100 milhões de pessoas e hoje é visto aqui no Brasil como uma coisa livre, absolutamente liberada, com partidos normalizados”, afirmou o comentarista, que levantou a mão direita para se despedir. O caso foi criticado nas redes sociais e internautas associaram o gesto à saudação nazista “sieg heil”. O apresentador do programa, William Travassos, ficou estarrecido com a atitude do colega. “Surreal, Adrilles”, disse ele. O comentarista Diogo Schelp, que também participava do debate, não escondeu o constrangimento.

Nesta quarta (9), a Jovem Pan divulgou o seguinte comunicado: “O Grupo Jovem Pan repudia qualquer manifestação em defesa do nazismo e suas ideias. Somos veementemente contra a perseguição a qualquer grupo por questões étnicas, religiosas, raciais ou sexuais. No exercício diário de informar e esclarecer nossa audiência, prezamos pelo livre debate de ideias, mas não endossamos qualquer tipo de manifestação que leve ao discurso de ódio e reforce ideias que remetam a um episódio da nossa história que deve ser lembrado como símbolo de um erro da humanidade que não deve jamais ser repetido. Nossos comentaristas têm independência para emitir opiniões, mas quando os limites legais e éticos são ultrapassados, o Grupo Jovem Pan se posiciona de maneira inflexível. Por fim, é importante destacar que as opiniões dos comentaristas e âncoras não refletem as posições do Grupo Jovem Pan”.

Em seu perfil no Twitter, Adrilles Jorge falou sobre sua demissão do grupo de comunicação: “Fui demitido da Jovem Pan. Por dar um tchau deturpado por canceladores. Infelizmente, a pressão de uma turba canceladora e sua sanha de sangue surtiram efeito. Agradeço a Jovem Pan pela oportunidade e a todos os amigos que lá conquistei e que em mim confiam e apoiam”. Na madrugada, ele também já havia comentado sobre o assunto. “A insanidade dos canceladores ultrapassou o limite da loucura. Depois de um discurso meu veemente contra qualquer defesa de nazismo, um tchau é interpretado como uma saudação nazista. Nazista é a sanha canceladora que não enxerga o próprio senso assassino do ridículo”, escreveu na rede social.

Leia mais