Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

SBT proíbe citações ao Bozo e desiste de voltar com programa do palhaço

Claudio Siqueira caracterizado como Bozo
Claudio Siqueira foi o último intérprete brasileiro do Bozo, em novembro de 2021 (foto: Divulgação/SBT)

A ideia de Silvio Santos em trazer uma nova versão do Bozo na programação do SBT rendeu dores de cabeça para os advogados da emissora. Em uma das ordens mirabolantes do empresário, a rede teve que transmitir em novembro de 2021 uma edição do Programa Silvio Santos com participações dos integrantes da trupe do palhaço, em um teste para a eventual volta de uma atração comandada pelo arlequim. O canal, no entanto, não tinha mais os direitos de explorar o personagem e acabou recebendo uma notificação extrajudicial da Larry Harmon Pictures Corporation.

TV Pop apurou que a dona dos direitos autorais do palhaço não ficou nada satisfeita ao descobrir que a emissora estava utilizando o nome e as fantasias características da Turma do Bozo sem sequer tentar adquirir o formato novamente. Em sua notificação, a empresa exigiu a imediata suspensão da veiculação de quaisquer materiais envolvendo o personagem e até mesmo da citação ao nome da figura, e fez uma oferta para que a emissora comprasse os direitos de exploração das criações novamente. A proposta foi enviada para Silvio Santos, que recusou imediatamente.

Além de sequer ter cogitado aceitar a proposta da Larry Harmon, o empresário proibiu terminantemente que as produções do SBT fizessem qualquer tipo de menção ao palhaço. Há alguns dias, os funcionários de todas as produções da emissora receberam um extenso memorando informando os novos vetos, e alertando que o descumprimento do pedido causaria severas sanções para os infratores e também para a empresa. No e-mail, o canal praticamente implora para que os programas não utilizem nada relacionado ao universo do Bozo.

“O SBT não detém mais qualquer direito sobre o palhaço Bozo ou seus personagens. Por favor, por favor mesmo, NÃO USEM nada, absolutamente nada: imagens, fotos, arquivos, entre outros, que tenham relação com o personagem. O uso destes materiais está PROIBIDO. Nós não podemos produzir novos conteúdos com os personagens ou até mesmo citar e utilizar os nomes da família Bozo”, afirma um trecho do comunicado, obtido pela reportagem em primeira mão — os termos em caixa alta foram reproduzidos da mesma maneira em que o aviso foi enviado.

Antes da participação relâmpago no Programa Silvio Santos, o arlequim estava fora do ar desde maio de 2013. Seis meses antes, a emissora havia fechado um acordo com a Larry Harmon Pictures Corporation para viabilizar o retorno do célebre personagem, acreditando que ele poderia atrair os mesmos índices de audiência de outrora. A iniciativa, no entanto, fracassou: o palhaço espantou o público que acompanhava os desenhos animados do canal e teve o seu programa solo cancelado com apenas três meses no ar.

Leia mais